Fornecedores acompanham o crescimento dos varejistas
A SND, distribuidora de produtos de informática, reestruturou-se para atender o varejo e oferecer o melhor custo-beneício.
O primeiro semestre demonstrou um varejo forte e em constante crescimento. Segundo o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica, a atividade brasileira cresceu em ritmo superior a 7% ao ano, no início deste ano. Na via dessa tendência, diversas empresas estão reestruturando suas estratégias para atender os varejistas do país.
“Com o início da crise, em 2008, começamos a perceber que nossos clientes de integração – aqueles que compravam peças para montar e vender computadores – estavam diminuindo e, na contrapartida, o varejo ia crescendo. Por isso, montamos nova área para atendê-los”, recorda Marcelo Soares, gerente de marketing da SND, empresa distribuidora de produtos de informática, que atende, entre revendas e integradores, mais de 11 mil parceiros por ano.

Outras situações também potencializam esse crescimento, como a Copa do Mundo e as fusões de grandes redes. Neste último caso, segundo Soares, apesar de concentrarem um pouco os clientes, criam ótimas oportunidades de divulgação dos produtos, que os pequenos e médios varejistas também têm condições de aproveitar. Ou seja, mesmo não sendo produtos iguais, eles podem adquirir para sua loja itens da mesma marca e se benefi ciar com a divulgação das grandes redes.
A Copa do Mundo também aquece a economia, independentemente de o Brasil ganhar ou não, pois o giro de mercadorias antes do campeonato é bem expressivo. Obviamente que, quanto mais tempo a seleção verde e amarela permanecer na disputa, maior será o espaço para os varejistas venderem produtos relacionados ao evento, como comprova a gigantesca demanda por televisores. “Pela grande procura, em maio, já estávamos com falta de aparelhos”, afi rma Soares.
A SND percebeu, também, que de nada adiantaria entrar nesse mercado se não pudesse acompanhar o ritmo dos varejistas. “Por isso, a empresa investiu em e-commerce exclusivo, com multicentro de distribuição, oferecendo o melhor custo-benefício ao lojista, que tem sua compra, em um único pedido, direcionada para o centro de distribuição de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o que reduz os valores de fretes e taxas”, assegura o executivo. O varejista que deseja implantar um e-commerce da própria loja pode contar com o apoio da SND. “Os lojistas devem preocupar-se com o cliente fi nal, pois o resto resolvemos”, acrescenta Soares. A empresa, que participa pela primeira vez da Eletrolar Show, quer estreitar relacionamentos e fazer bons negócios na feira, uma vez que atende o pequeno e o médio varejistas com todo o mix de produtos, e as grandes redes com os importados. “Nossa proposta é vender com o cliente varejista, apoiá-lo fazendo negócios e obtendo bons resultados para as duas empresas”, explica José Bublitz Machado, diretor executivo da SND. Com matriz em Barueri, na Grande São Paulo, e fi liais de vendas em Campinas (SP), Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro, a SND distribui, entre outras, as marcas 3M, Airis AMD, AOC, APC, Asus, Biostar, BraView, CCE, D-Link, Epson, Gigabyte, HP, Intel, Itautec, ITQ, K-Mex, Kingston, LG, Livon, Maxell, Mega, Microsoft, MSI, Mtek, Palm, PC Chip, PC Ware, Phitronics, Pinnacle, Samsung, Sandisk, Targus, THD, TP-Link, Trust, VS Company, Xerox e XFX.
