Home  Contato  Newsletter  Arquivo

Anuncie      Assine On line!      Edições Anteriores      Editorial      Perfil
Temax Brasil divulga resultados dos bens duráveis

Estudo da GfK Retail and Technology mostra que esses produtos fecharam 2009 com resultado melhor do que o ano anterior.

O ano passado foi da linha branca. Beneficiada pela redução do IPI, registrou crescimento de 30% nas vendas em real contra 2008. A linha marrom, incluindo eletroportáteis e telecomunicação aumentou 4%, impressoras e periféricos 2%, foto 1% enquanto informática retraiu 3%. Desde o segundo trimestre de 2009, o mercado total de bens duráveis foi impactado principalmente pela linha branca, que cresceu 13% no segundo trimestre do ano passado contra 2008, 43% no terceiro trimestre e 62% no quarto trimestre.

As vendas dos bens duráveis fecharam 2009 com resultado melhor que o de 2008: em real, foram cerca de 7% mais altas. O último trimestre de 2009 registrou o maior crescimento na comparação com o mesmo período do ano anterior, ou seja, aumento de 25% nas vendas em real. No curto prazo, analisando o terceiro e o quarto trimestres de 2009, o mercado teve resultado similar, isto é, incremento de 26% nas vendas, de acordo com dados da GfK Retail and Technology. O mercado total medido pelo Temax® Brasil (o desempenho é reflexo da participação de diversos produtos de fotografia, linha marrom, eletroportáteis, linha branca, telecomunicação e informática) somou aproximadamente R$ 25 bilhões no quarto trimestre do ano passado.

Ao considerar as vendas em valor no quarto trimestre de 2009 e o mesmo período de 2008, a linha branca cresceu 62%, seguida por foto, com aumento de 28% nas vendas. Telecomunicação teve resultado positivo de 18%, eletroportáteis cresceram 17%, linha marrom 15%, enquanto informática registrou 14% e impressoras e periféricos apenas 5%. Em participação no mercado total, a linha branca obteve a variação mais significativa, com aumento de 6 pp no último trimestre de do ano passado sobre o mesmo período de 2008. Informática e linha marrom foram as que mais perderam participação -2 pp cada uma, no mesmo período. Telecomunicação e eletroportáteis perderam 1 pp cada uma.

No último trimestre de 2009, a linha branca respondeu por 27% do faturamento dos bens duráveis analisados. Linha marrom, informática e telecomunicação tiveram aproximadamente 20% do mercado total no mesmo período. Eletroportáteis representaram 7%, enquanto foto e a linha de impressoras e periféricos apenas 3% e 2%, respectivamente. O último trimestre do ano passado foi o melhor período do ano para a linha branca, pois o mercado cresceu 33% sobre o trimestre anterior e 62% sobre o mesmo período de 2008. No quarto trimestre de 2009, o refrigerador foi o maior responsável pelo crescimento do mercado de linha branca – as vendas em real foram 85% maiores que em 2008. Fogões e fornos tiveram vendas 66% maiores sobre os últimos trimestres de 2009 e 2008. Máquinas de lavar louça cresceram 70% no mesmo período, mas como suas vendas são em menor quantidade, o impacto não foi grande na linha como um todo.

especial

DESEMPENHO DAS LINHAS
No ano passado, foto teve o pior resultado no primeiro semestre entre as linhas. No último trimestre de 2009, finalmente, cresceu 28% contra o mesmo período de 2008 e foi a segunda linha com o melhor resultado no período, provavelmente fruto da época e da queda de 3% no preço médio. O bom resultado veio após quatro períodos consecutivos de quedas, isto é, desde o último trimestre de 2008 até o terceiro de 2009.

Telecom teve o terceiro melhor resultado entre as linhas: cresceu 18% no quarto trimestre do ano passado sobre o mesmo período do ano anterior. Foi o melhor resultado no ano, na comparação com os trimestres de 2009 e 2008. No primeiro trimestre do ano passado, o mercado caiu cerca de 13%, no segundo cresceu 5% e no terceiro o resultado foi similar ao anterior, 6% acima do mesmo período de 2008. Smartphone foi o produto que mais impactou o resultado da linha – as vendas mais que dobraram no último trimestre de 2009 sobre o mesmo período de 2008. No quarto e terceiro trimestres do ano passado, as vendas em real aumentaram cerca de 47%. Apesar do crescimento, smartphone representou apenas 14% das vendas da linha no último trimestre de 2009. As vendas de telefones fixos subiram 25% no último trimestre do ano passado contra 2008, enquanto os celulares comuns tiveram resultado positivo de 8% no mesmo período. Eletroportáteis aumentaram 17% no último trimestre de 2009, contra o mesmo período de 2008. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, as vendas foram 36% maiores.

Com temperaturas mais altas no fim do ano e o começo do verão, ventilador elétrico e ar-condicionado responderam pelo crescimento da linha no último trimestre de 2009. Ventilador elétrico cresceu 66% enquanto ar-condicionado registrou resultado positivo de 11% sobre o mesmo período do ano anterior. Os barbeadores tiveram o maior crescimento, cerca de 82%, mas como as vendas são mais baixas do que as dos demais produtos da linha, o desempenho não impactou muito o resultado final. Se analisado o quarto e o terceiro trimestres de 2009, ventilador elétrico e ar-condicionado tiveram o maior crescimento – cerca de 90% e 70%, respectivamente.

A linha marrom cresceu 15% no último trimestre do ano passado sobre o mesmo período de 2008. Foi o melhor desempenho do ano se comparados os trimestres de 2009 e 2008. Desde o primeiro até o terceiro trimestre do ano passado, o mercado total da linha marrom não se alterou muito em relação a 2008, apresentou crescimento de 1% e queda de 3%.

As vendas de TVs de tela fina aumentaram 25% no último trimestre de 2009, contra 2008 e foi o produto que mais impactou o resultado da linha. GPS foi o que teve o maior aumento na mesma comparação – cerca de 76%. Mas como suas vendas são menores do que as de outros itens da linha marrom, o crescimento não impactou tanto quanto o de TVs de tela fina. O preço médio do GPS caiu a uma taxa de dois dígitos no último trimestre do ano passado, contra o trimestre anterior. A TV de tubo também cresceu no último trimestre de 2009, contra o mesmo período de 2008 – cerca de 12%. Frequentemente, a televisão de tubo tem queda enquanto a de tela fina cresce, mas no período analisado ambas tiveram resultado positivo.

Informática cresceu 14% no último trimestre de 2009, contra o mesmo período de 2008. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o mercado aumentou 11%. Nos últimos trimestres de 2009 e 2008, o notebook foi o responsável pelos resultados da linha: cresceu 33%. Desktop teve leve queda de 1% e ficou praticamente estável como os monitores. O mercado de notebooks registrou queda no preço médio de 11% no mesmo período, mas o preço médio dos outros dois produtos subiu. Impressoras e periféricos cresceram só 5% no último trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008, enquanto as multifuncionais e as impressoras comuns chegaram a quase 20% e responderam pela elevação da linha em valor. No ano passado, os bens duráveis alcançaram aumento de 25% no quarto trimestre, sobre o mesmo período de 2008. Mas, no primeiro trimestre de 2009, o mercado esteve 6% abaixo de 2008. O segundo trimestre do ano passado foi praticamente estável e o terceiro cresceu 8% sobre o mesmo período do ano anterior.

> Voltar     > Top
 
Loading