ABREE – O CENÁRIO DA RECICLAGEM DE ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS NA PANDEMIA

Um ano atípico e muito importante para o Brasil, inclusive em termos de avanços na reciclagem de eletrodomésticos e eletroeletrônicos: esse é o desafiador cenário atual. Isso porque a necessidade de manter o isolamento social fez com que muitos dos estabelecimentos que são parceiros para abrigar pontos de recebimento, locais onde os eletroeletrônicos e eletrodomésticos devem ser descartados, tiveram que permanecer fechados por um bom tempo.

Esses pontos de recebimento são cruciais para o funcionamento do ecossistema de logística reversa, pois são eles que fazem a ponte entre o consumidor que quer descartar um produto pós-consumo e entidades gestoras, como a ABREE, que realizam, por meio de parceiros, a coleta desses resíduos sólidos para encaminhá-los, de forma segura, para a reciclagem.

Mesmo com a dificuldade de coletar grandes volumes, firmamos novas parcerias e conscientizamos cada envolvido sobre o seu papel e como funciona a logística reversa. Assim, o balanço dos últimos meses é que demos grandes passos disseminando essa importância e firmando mais parcerias, além de reforçar laços com os municípios que já fazem a logística reversa com o suporte da ABREE, como São Caetano do Sul, Cruzeiro, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e muitos outros.

Vemos o envolvimento cada vez maior dos nossos 28 associados, que acompanham o trabalho da ABREE, que é definir e organizar o gerenciamento de resíduos sólidos, implementando sistemas coletivos de logística reversa e reduzindo os custos operacionais e de transações. Estamos no caminho certo para a construção desse ecossistema e deixamos aqui o convite para que fabricantes e importadoras se associem ainda este ano, pois em 2021 todos terão um grande desafio para o cumprimento das metas do decreto para implantação do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos em todo o País. www.abree.org.br

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 137

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários