
ARTIGO – ABRASA
FOCO DA ABRASA É PROPORCIONAR CONVENIÊNCIA AO CONSUMIDOR

Diretor-executivo da Associação Brasileira de Pós-Vendas em Eletroeletrônicos (ABRASA)
A ABRASA comemorou, no dia 11 de março de 2025, a sua participação na história do Código de Defesa do Consumidor. Ele mudou a maneira de atender aos consumidores em nível nacional, e a nossa associação nasceu da necessidade do setor de se adequar às novas regras.
Desde 11 de setembro de 1990, quando foi instituído o Código de Defesa do Consumidor, através da Lei nº 8.078, que entrou em vigor em 11 de março de 1991, muitas mudanças ocorreram na forma de relacionamento das empresas com o consumidor. Indústria, comércio e serviços tiveram de se adequar ao novo cenário.
Foi preciso alterar radicalmente os processos que envolviam diretamente o atendimento ao consumidor. O prazo para tanto era de setembro de 1990 até 11 de março de 1991, e os prestadores de serviços viram a necessidade de se adequarem. Criaram em São Paulo, no Rio Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal associações representativas que disponibilizaram treinamentos visando capacitar os serviços autorizados às novas exigências.
Na sequência, as associações estaduais unidas criaram a ABRASA a qual, com a importante ajuda do PROCON-SP, formulou o conjunto de regras de adequações, bem como ministrou palestras, workshops e treinamentos, capacitando os associados. Anualmente, os que se destacam nacionalmente recebem o Troféu TOP-10 em pós-vendas de eletroeletrônicos.
Fonte: Eletrolar News Ed. 166