Skip to content
  • Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Electronics Home México
  • Electronics Home Argentina
  • Interior Lifestyle
  • Latin American Housewares
  • Azul Play Montagem
  • Conveção Brazil Mobile
  • Eletrocar Show
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 ARTIGO – FECOMERCIOSP
Artigos

ARTIGO – FECOMERCIOSP

Varejo paulista mantém crescimento no 1º trimestre, mas incertezas se acumulam

Fábio Pina
Assessor Econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)

O varejo paulista encerrou o primeiro trimestre de 2025 com resultado positivo, sustentado pelas altas reais de 8,7% no acumulado do ano e de 7,4% na comparação entre março de 2025 e março de 2024, segundo levantamento da FecomercioSP. O setor faturou R$ 126 bilhões no mês de março, a preços constantes, com expansão relevante em quase todos os segmentos monitorados.

Dentre os destaques, os segmentos de autopeças (12,4%), materiais de construção (12,2%) e vestuário (10,7%), que revelam uma combinação de demanda reprimida, recomposição de estoques e eventuais efeitos sazonais. No entanto, o desempenho dos supermercados, que cresceram apenas 3,5% no terceiro mês do ano, e de móveis e decoração – com expansão acumulada anual de apenas 4,1% – indica que o consumo das famílias ainda é seletivo e sensível aos preços.

Esse bom momento, porém, contrasta com o cenário macroeconômico mais desafiador projetado para os próximos meses. Com a inflação ainda pressionada, a elevação da Selic e a desaceleração no mercado de trabalho em várias regiões do Estado de São Paulo – já se refletindo numa trajetória descendente na marcha de criação de empregos –, além do endividamento das famílias, que segue elevado, tudo indica que o segundo semestre será bem complexo. Além disso, o cenário
internacional continua instável, com pressões externas sobre preços e dúvidas fiscais na conjuntura doméstica, o que pode afetar a confiança do consumidor e dos empresários.

Fonte: Eletrolar News #167

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Segmento de eletros deve fechar o ano com aumento de

26/06/25
Destaque

Eletrolar Show e Expomóvel desenvolvem parceria estratégica

26/06/25
Destaque

Páginas verdes – NEWS

25/06/25
Destaque

Eletrolar Show 2025 amplia sua conexão: de B2B para B2B2C

25/06/25
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
Indústria

Faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) até maio cresce 14%

15/07/25

Em continuidade aos bons resultados no primeiro semestre de 2025, o Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou o período de

Indústria Lançamentos

LG lança monitor gamer com resolução 5K

14/07/25

Com tecnologia Dual-Mode, o LG UltraGear™ GX9 permite alternar entre as resoluções 5K e 2K A LG Electronics lançou o

Lançamentos Tecnologia

Logitech lança no Brasil capa com teclado destacável para iPads

14/07/25

Acessório é compatível com modelos iPad Pro de 11 e 13 polegadas (M4) e iPad Air de 11 e 13

Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.