
Circulare e Lalamove promovem mutirão de coleta domiciliar de eletrônicos em São Paulo
Ação comemora o mês do meio ambiente e atenderá sem custo solicitações de retirada feitas via site de 2 de junho a 5 de julho
A Rede Circulare, desenvolvida pela startup Circular Brain, e a Lalamove, plataforma de entregas sob demanda, se uniram para um mutirão em São Paulo em comemoração ao mês do meio ambiente. De 2 de junho a 5 de julho, as empresas pretendem dar destinação correta a pelo menos 3 toneladas de equipamentos eletrônicos com mais de 30 quilos (como geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas e lava-louças, entre outros). A campanha vai abranger toda a capital.
As coletas serão organizadas em formato rodízio para conseguir atender cada região. Nas segunda-feiras serão coletados os resíduos na zona leste, nas terças-feiras na zona norte, nas quartas-feiras na zona oeste, nas quintas-feiras na zona central, e por último, nas sextas-feiras na zona sul. As solicitações devem ser feitas através do site: https://www.lalamove.com/pt-br/pt-br/pt-br/lalamove-circulare-2025.
A parceria pretende aproveitar a variedade de veículos disponíveis na Lalamove — motos, carros, utilitários, vans e carretos — para transportar equipamentos de diferentes tamanhos e pesos, conforme a necessidade. Além disso, a Circulare poderá acompanhar as coletas em tempo real, otimizando a logística e garantindo mais transparência ao processo.
Segundo as empresas, o Brasil gera cerca de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos anualmente, e só 3% desse volume recebe destinação correta. Só a região metropolitana de São Paulo é responsável por mais de 135 milhões de quilos por ano. O resto vai parar em aterros sanitários, poluindo o solo e os lençóis freáticos. Como esses resíduos possuem na sua composição metais pesados como chumbo, alumínio, cobre e níquel, seu descarte inadequado é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública.
“Estamos muito felizes em apoiar essa ação que conecta sustentabilidade, inovação e logística. A Lalamove nasceu para oferecer soluções de entrega rápidas e flexíveis, e é muito gratificante ver nossa plataforma ser utilizada em iniciativas que contribuem diretamente para o meio ambiente. A parceria com a Circulare mostra como a logística sob demanda pode ser uma grande aliada da economia circular”, afirma Helena Lizo, Diretora Geral da Lalamove no Brasil.
Livia Santarelli, gerente de Marketing e Negócios da Circular Brain, também mencionou a importância da união de forças para essa causa: “Precisamos nos unir para cuidarmos das nossas cidades e do nosso futuro. Ter a população engajada é fundamental para aumentar o descarte correto dos resíduos eletrônicos no país”. Desde o início de suas atividades, em 2019, a Circulare já removeu e destinou corretamente mais de 80 mil toneladas de equipamentos eletrônicos em todo o Brasil. Com mais de 13 mil pontos de descarte espalhados pelo país, a Rede Circulare é responsável pela logística reversa de empresas como Doterra, Oderço, Lorensid, Vetti, Benq, Forusi, Green-AM, Ventisol, Whirlpool, Huawei, Avell e Wanke.
Fonte: Ciruculare e Lalamove