FECOMERCIOSP: Benefícios do Pix para o varejo

Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP

O PIX, mais novo meio de pagamento instantâneo no Brasil, permitirá que transferências e recebimentos sejam realizados em, no máximo, dez segundos, todos os dias do ano – inclusive nos fins de semana e feriados, 24 horas por dia.

Diferentemente das demais modalidades de pagamento e transferências, o PIX vem para acompanhar o processo de digitalização do varejo. O custo da operação será determinado pelas instituições participantes, mas será menor do que o praticado nas demais modalidades, sendo uma opção valiosa para pessoas e empresas.

O PIX também será um importante mecanismo de inclusão financeira da população, o que tende a gerar oportunidades de negócios, estimulando os varejistas a pensar em novas estratégias de preços para incentivar o uso do sistema.

“Diferentemente das demais modalidades de pagamento e transferências, o PIX vem para acompanhar o processo de digitalização do varejo.”

A principal vantagem da modalidade é a disponibilização, de forma imediata, dos recursos, melhorando o fluxo de caixa e a gestão de estoque das empresas, uma vez que não será necessário esperar a compensação do boleto bancário. Com isso, haverá redução do índice de abandono do carrinho de compra no e-commerce, agilizando também a entrega.

Destacam-se, ainda, como benefícios do PIX para as empresas a redução de custos financeiros nas transações, o auxílio na geração de capital de giro e a usabilidade simplificada para as lojas.

Para a FecomercioSP, diante de um cenário de retomada gradual da economia, o PIX vai oferecer ao varejo mais uma possibilidade de melhorar a experiência do consumidor e de alavancar as finanças do negócio.

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 139

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários