Gree investe 3,5 milhões em desenvolvimento e implementação de novo laboratório psicrométrico no país
A novidade mede a eficiência energética e a capacidade de refrigeração em condicionadores de ar da companhia Chinesa
Em meio aos desafios do mercado, surge uma iniciativa que tem como principal objetivo beneficiar a indústria de ar-condicionado. Trata-se do 3º laboratório psicrométrico do país, capaz de efetuar as novas medições de eficiência energética de condicionadores de ar exigidas pelo Inmetro. O novo projeto, desenvolvido pela Gree, ganha destaque pela sua relevância no polo industrial de Manaus-AM, onde a fábrica está instalada há mais de 20 anos.
A dificuldade de testar equipamentos de ar-condicionado devido à ausência de laboratórios homologados na região norte – presentes apenas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul – foi sempre uma grande lacuna. A Gree dá um passo importante ao inaugurar um projeto com um investimento estimado em cerca de 3,5 milhões de reais, proporcionando uma mudança de paradigma ao medir a capacidade de refrigeração e potência elétrica consumida de seus aparelhos com mais agilidade, segurança e confiança, garantindo uma entrega de alto nível.
Anteriormente, a companhia realizava testes no Sul e Sudeste do país, mas com a instalação do laboratório em Manaus, passou a testar internamente, otimizando processos e reduzindo custos, uma economia de 35% nos ensaios. Com capacidade para avaliar equipamentos de refrigeração de 5 mil a 60 mil BTU/h, dos tipos Janela, Splits e Multi Splits, a novidade se destaca como um marco na companhia, promovendo a eficiência energética e impulsionando a produção de equipamentos mais sustentáveis. Em 2023, 100% das máquinas testadas foram do tipo inverter, que consomem menos energia e beneficiam o consumidor final.
Fonte: Gree