GREEN ELETRON Design circular e upcycling: a sustentabilidade deve ser pensada desde o início

GREEN ELETRON - Gestão de Reciclagem

Ademir Brescansin,
gerente-executivo

A economia circular é um conceito que chegou para ficar. Ao ler o termo, já conseguimos entender, minimamente, do que se trata. Às vezes, é possível até imaginar, só de ler, um ciclo conectando todas as pontas do processo, dando fim ao tradicional modelo linear de produção, consumo e descarte.

O design circular é uma das medidas englobadas por essa nova economia. É uma lógica que leva em consideração, desde o início, as matérias-primas e como os produtos devem ser desenhados para permitir que a reutilização dos insumos seja não só possível, mas mais fácil. O processo consiste em um planejamento de criação ou adaptação para que o formato dos produtos e seus componentes internos simplifiquem a desmontagem, separação e reciclagem.

O upcycling consiste em dar um novo propósito à matéria-prima reciclada, de forma que mantenha sua qualidade ou que se torne superior.

Neste tema, há mais um termo importante, que propõe o reaproveitamento de objetos com o uso da criatividade. Não é um conceito novo e costuma aparecer bastante em tempos mais desafiadores, como o que estamos vivendo. Trata-se do upcycling, que consiste em dar um novo propósito à matéria-prima reciclada, de forma que mantenha sua qualidade ou que se torne superior. Por exemplo, transformar uma embalagem plástica em peça para uma impressora.

Em um mundo onde não podemos mais errar com o meio ambiente, devemos agir dentro das nossas possibilidades. Além de adquirir novos e bons hábitos, devemos valorizar os atores que trabalham conscientemente, com o objetivo de não descarregar na natureza o que não faz parte dela.

Eletrolar News Magazine 142
eletrolar.com

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários