Grupo Carrefour Brasil torna-se primeira empresa a adotar Unidade de Conservação Ambiental da Amazônia

A companhia contribuirá para a proteção ambiental de uma área de 75 mil hectares, em Rondônia, por meio do programa federal ‘Adote 1Parque’

Em uma parceria inédita com o Governo Federal, apoiado pelo Ministério do Ambiente e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), o Grupo Carrefour Brasil assinou, no dia 9 de fevereiro, um termo de adoção para uma das 132 Unidades de Conservação Ambiental da Amazônia. A empresa é pioneira dessa iniciativa no país, ganhando o título de “Parceira da Amazônia” e se comprometendo com investimento de R$ 3,7 milhões para a proteção ambiental da área do Resex do Lago do Cuniã com, aproximadamente, 75 mil hectares, no estado de Rondônia.

Por meio do programa federal ‘Adote 1Parque’, que visa a arrecadar recursos diretamente para a conservação dos parques da Amazônia Legal, a companhia desenvolverá um plano de ação para aplicação dos fundos investidos que, dentre outras iniciativas, contemplam a proteção e monitoramento do bioma, a prevenção de queimadas e desmatamento, além de restauração de áreas degradadas.

Os executivos Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, e Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais da empresa, se encontraram com Jair Bolsonaro, Presidente da República, e Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, para assinar o protocolo de intenções de adoção da reserva ambiental no último dia 9 de fevereiro, em Brasília (DF). “Apoiar programas que ajudem a preservar os biomas brasileiros é um dos temas prioritários do Grupo Carrefour Brasil no que diz respeito à sustentabilidade. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, da ONU”, afirma o CEO.

O modelo, que já é aplicado em países como EUA, garante a oportunidade para empresas e pessoas físicas, locais e internacionais, de adotarem uma Unidade de Conservação (UC) e de atuarem ativamente com a preservação dela por, no mínimo, um e, no máximo, cinco anos. As doações são enviadas pelo doador diretamente às UCs, gerando total transparência e a garantia de que os serviços e produtos doados chegarão ao território. “Com este movimento, queremos ampliar nosso engajamento com as questões relacionadas à Amazônia, que é um bioma que necessita de cuidados, e garantir que o Grupo Carrefour Brasil está retribuindo à sociedade com ações efetivas”, finaliza Engelhard.

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários