HOME OFFICE aumenta as vendas em informática

Notebooks, headsets, roteadores e nobreaks registram recorde de demanda com o trabalho remoto.

Com a provável continuidade do home office, modalidade de trabalho disseminada no mundo todo em função da Covid-19, o que antes era opção virou obrigatoriedade. A demanda por produtos específicos para o trabalho e o estudo remotos se intensificou. Entre eles, modem/roteador para expandir a internet, nobreaks para evitar danos aos aparelhos e minimizar os riscos de perda de dados, fones de ouvido para maior concentração, desktops e notebooks.

As vendas de notebooks, no Brasil, cresceram 44% nos seis primeiros meses do ano ante igual período de 2019. Na América Latina, subiram 10%. “É o melhor resultado dos últimos dois anos. De acordo com dados preliminares globais do segundo trimestre da Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker (IDC), a demanda continuará crescente”, diz Diego Puerta, vice-presidente para consumidor final e pequenas empresas da Dell Technologies Brasil.

Por necessidade, os notebooks tornaram-se relevantes em todo o mundo, o que levou empresas de diferentes setores a investir na aquisição desses produtos. “Entendemos que aumentará cada vez mais o número de pessoas trabalhando remotamente, e a taxa de penetração dos computadores nas residências no Brasil irá crescer ainda mais”, comenta Samuel Rodegheri, diretor de negócios PC consumer da Positivo Tecnologia.

A performance da categoria também é destacada por Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil. “Foi registrado aumento de 26% na venda de notebooks entre a segunda quinzena de março e o início de junho, em comparação com o período entre a segunda quinzena de janeiro e os primeiros 15 dias de março deste ano.”

Modem e headset

O aumento do consumo de dados e a maior adoção da banda larga trouxeram o modem roteador à lista de necessidades.Suas vendas tiveram números significativos. “Observamos até o momento o maior crescimento de vendas em toda a história da TP-Link no Brasil”, diz Marcello Liviero, diretor nacional de vendas da empresa.

No segundo trimestre deste ano, as vendas subiram nada menos que 300%, conta Rafael Cortes, diretor de produtos da linha de redes da Multilaser. “Acreditamos que o bom desempenho do modem roteador deverá continuar nos próximos tempos.”

Com o cenário da pandemia, uma nova demanda foi gerada. “Os consumidores buscaram uma solução para as condições atuais e colocaram na rotina uma ferramenta que antes não era necessária, como os fones de ouvido. Como consequência, observamos crescimento dessa linha em torno de 40%. Os lançamentos previstos contribuirão para o aumento desse percentual”, destaca Rafael Assa, diretor comercial da Geonav.

O consumidor busca comodidade, conforto e tecnologia para manter alto o nível de suas atividades, diz Luciano B. Sasso, vice-presidente de sales & marketing consumer áudio South America, da Harman. A expectativa, neste semestre, é que continue o fortalecimento das vendas online. “A adaptação a esse novo ambiente representou aumento nas vendas de headsets. Tivemos que nos reprogramar com um volume de aproximadamente 200% a mais que o comum”, comenta Fábio Kobayashi, gerente de vendas da Evolut.

Nobreaks

Com o home office, o consumidor foi estimulado a pensar em segurança e operações ininterruptas, o que contribuiu para aumentar a demanda de nobreaks. “Registramos crescimento de 30% nas vendas dos produtos voltados à aplicação SoHo (Small Office, Home Office)”, conta Pedro Al Shara, CEO da TS Shara.

O mercado de energia, atualmente, está em franco movimento com o trabalho remoto. Os que estão trabalhando no esquema de home office investem em soluções para evitar falhas na comunicação entre colaboradores e clientes. “Temos plena convicção de que o mercado de energia continuará em crescimento devido à popularização da necessidade de proteção”, destaca Danilo Trancoso, gerente de produtos da Ragtech.

DELL

Diego Puerta, vice-presidente de vendas da Dell

Lançamento recente, o computador XPS 13, de fabricação local, é o mais premium de seu portfólio. Tem design mais fino, tela 6,8% maior e touchpad 17% maior. O edge-to-edge traz teclas maiores que a versão anterior. Tem bateria de longa duração e tecnologia InfinityEdge, que possibilita borda infinita nos quatro lados, processador Intel® Core™ i5, tela Full HD Non touch 512 GB SSD, 8 GB de memória ou processador Intel® Core™ i7, tela 4K Ultra HD Touch e 1 TB SSD e 16 GB de memória. Outro modelo é o Inspiron 13 7000, com processador Intel® Core™ de 10ª geração, leitor de impressão digital no botão liga/desliga, teclado retroiluminado, sensor de tela e câmera de 2,7 mm com lente de quatro elementos que melhora a qualidade com pouca luminosidade. Possui porta USB 3.1 Gen1 Tipo C, leitor de cartão micro SD e porta HDMI 1,4b.

EVOLUT

Fábio Kobayashi, gerente de vendas da Evolut

Como programado para este ano, a marca trará novidades em todas as linhas. Na linha de headsets, serão lançados quatro modelos, entre eles o Thoth EG-305 Stereo P2, com LED nas opções vermelha e azul. Outro modelo é o Apolo EG-304 Stereo P2, com LED RGB. O terceiro lançamento é o Garen EG-320 USB, também com LED RGB, além do modelo 7.1, o Agni PRO EG-340 USB, também com LDE RGB”.

GEONAV

Rafael Assa, diretor comercial da Geonav

Dentre as novidades da marca em fones, estão o AerBone – off-ear e o AerFluid – over-ear. O primeiro é um fone sem fio (Bluetooth 5.0) para ser utilizado sobre a têmpora, fora do ouvido, que envia sons por condução óssea. Traz também a opção de bloquear os ruídos com os protetores intra-auriculares. Tem autonomia de seis horas e microfone integrado. Possui proteção IPX5 – resistente a chuva, suor e a até três minutos submerso. Os fones de ouvido AerFluid têm conexão Bluetooth 4.2 para parear com dispositivos Android e iOS, alcance de 10 metros e autonomia de 16 horas de uso. Podem ser usados com ou sem fio.

INTELBRAS

Maria Helena Garcia, gerente do segmento de nobreaks da Intelbras

Lança os nobreaks XNB 1440 VA BI e o GNB 1500. O XNB 1440 VA BI é bivolt e oferece proteção e energia extra com mais autonomia para equipamentos eletrônicos. São seis níveis para proteger os equipamentos conectados das oscilações e falhas da rede elétrica. Possui duas baterias de 12 V 7 Ah e tem, em média, 75 minutos de autonomia para equipamentos de segurança e 45 minutos para os de áudio e vídeo. O modelo GNB 1500 tem cabo para bateria externa e atende portões de médio fluxo. O equipamento permite abertura e fechamento de portões eletrônicos deslizantes, basculantes, pivoltantes, portas de aço e cancelas, mesmo em caso de queda de energia. Possui, também, seis níveis de proteção contra oscilações e falhas na rede elétrica e cabo integrado para conexão de duas baterias externas 12 V em série (24 V).

JBL/Harman

Luciano B. Sasso, vice-presidente e sales & marketing consumer áudio South America da Harman

A Harman trouxe para a linha de headsets a JBL Quantum. Os produtos se destacam por três atributos: som imersivo e preciso com o JBL Quantum SURROUND™ e o JBL Quantum SPHERE360™; comunicação avançada com tecnologia para se concentrar na voz do usuário; e algoritmo de redução de ruídos nos modelos Quantum 100 e ONE. O mic boom destacável traz a opção de transformar o headset gamer em um headphone para curtir músicas. Com o flip-up boom mic, presente nos modelos Q200, Q300, Q400, Q600 e Q800, o jogador pode silenciar o headset levantando o microfone. Todos têm ergonomia para qualquer biotipo.

MULTILASER

Rafael Cortes, diretor de produtos da linha de redes da Multilaser

A ONT GPON AC1200 F670L possui hardware para rede Mesh e receberá nova atualização. Trabalhando em conjunto com os novos roteadores AC1200 Mesh para melhor cobertura Wi-Fi, é dual band com operação MIMO 2×2 em 5 GHz. Tem PRESET, 128 M de SDRAM e 16 M de flash. Outra novidade é a ONT GPON AC2000 F680, com maiores taxas de velocidade Wi-Fi, sendo AC2000, operação 2×2 em 2.4 GHz e 4×4 em 5 GHz, seis antenas de 5 dBi, UM-MIMO e Beamforming. Possui interação com roteador ZTE H198A em uma rede Mesh residencial.

POSITIVO TECNOLOGIA

Samuel Rodegheri, diretor de negócios PC Consumer da Positivo Tecnologia

Em parceria com a Vaio, no Japão, recém lançou no Brasil dois modelos exclusivos: o Vaio FE14 Core i3, 4 GB, 256 GB SSD, Windows 10, tela 14’’ Full HD e FE14 Core i5, 8 GB SSD, Windows 10, tela 14’’ Full HD, e o Vaio FE15 Core i7, 8 GB, 512 GB SSD, Windows 10, tela 15’’ Full HD. Ao todo são mais de 20 configurações diferentes que atendem estudantes, executivos e empresas. O lançamento trouxe o que existe de mais moderno na categoria, como a 10ª geração de processadores i5 e i7 Intel, armazenamento em SSD do tipo NVME, que entrega performance até 4 vezes maior em comparação a um SSD tradicional.

Já na marca Positivo, são lançados neste terceiro trimestre dois modelos de all-in-one, ambos com tela de 21,5’’ Full HD e processadores Core i3 e Core i5, 8 GB de memória RAM e 1 TB de HDD ou 256 GB de SSD. Trazendo como destaque o notebook Positivo Motion i34128B, com processador Intel Core i3, 4 GB, 128 GB SSD, Windows 10 e tela de 14’’.

RAGTECH

Danilo Coutinho, gerente de produto da Ragtech

Lança o OneUP Nitro, um nobreak para o segmento de jogos eletrônicos de alto desempenho, os PC Gamers. E, para atender à segurança eletrônica de pequeno e médio portes, apresenta o Quadri (nobreak senoidal por aproximação para instalação em rack 19’’), DOT Power (fonte nobreak para instalação descentralizada) e Supervise Box (interface com quatro saídas digitais para monitoramento de status do nobreak). Lança, também, a linha Infinium. O nobreak tem elevada capacidade de autonomia e não necessita de baterias externas adicionais.

SAMSUNG

Luciano Beraldo, gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil

Lançou recentemente no Brasil a linha de notebooks Samsung Books. Confira os modelos de acordo com cada processador: o Book E20 e o Book E30 têm processador Intel® Celeron™ Dual-Core e Intel® Core™ i3-10110U. Foram projetados para as tarefas básicas do dia a dia. O destaque fica por conta das portas de Easy Upgrade, permitindo fácil acesso e upgrade tanto na memória interna HD quanto na RAM, isso sem invalidar a garantia de fábrica. Os notes Book X20, Book X30, Book X40 e Book X45 têm processador Intel® Core™ i5-10210U, para trabalhar com diversos programas abertos simultaneamente. O Samsung Book X40 e o Samsung Book X45 têm a placa de vídeo NVIDIA® GeForce® MX110 Graphics. O notebook X45 conta com SSD de 256 GB.

Os notebooks Book X50 e Book X55, com processador Intel® Core™ i7-10510U, 10ª geração, melhoram o nível de performance. Possuem placa de vídeo NVIDIA® GeForce® MX110 Graphics, que proporciona ótimo desempenho gráfico para aplicações como jogos e softwares 3D. O notebook X55 também conta com a memória SSD em adição ao 1 TB de HD.

TP-LINK

Mesh no Brasil, terá como aposta para este segundo semestre o roteador DECO M3.

Marcello Liviero, diretor nacional de vendas da TP-Link
Roteador DECO M3 – Preço sugerido em 15/07/2020: R$ 899,00.

Marca pioneira na introdução da tecnologia O primeiro roteador Mesh traz todos os benefícios dessa tecnologia, como cobertura Wi-Fi total em todos os espaços, bem como alta qualidade de conexão para até 100 aparelhos simultâneos.

TS SHARA

Pedro Al Shara, CEO da TS Shara

Lança linha de nobreaks para o mercado de automação comercial. O UPS PDV Checkout, nas potências de 800 VA e 1.500 VA, tem autonomia média de até 120 minutos. É compatível com o software inteligente de gerenciamento da TS Shara, que permite o monitoramento contínuo da operação dos nobreaks em tempo real a distância via USB ou pelo aplicativo Power NT, disponível em Android e iOS. Possui a função Universal, que possibilita a escolha da voltagem (110 V ou 220 V), desde que a tensão seja selecionada em sua chave seletora manual. Outra novidade, o UPS Compact XPro, com design compacto em plástico ABS, atende equipamentos de ampla aplicabilidade e pode ser conectado em qualquer rede elétrica do território nacional. Tem a função Universal, sendo 110 V ou 220 V, antes selecionada a tensão em sua chave seletora manual. Também oferece expansão da autonomia por meio da conexão rápida de uma bateria externa e seis tomadas tripolares de 10A.

por Dilnara Titara

Revista Eletrolar News – 137

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários