• Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Latin American Housewares
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.comPortal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 Artigo GREEN ELETRON
Artigos Destaque

Artigo GREEN ELETRON

LOGÍSTICA REVERSA: MAIS DO QUE APENAS UMA OBRIGAÇÃO

Henrique Mendes, gerente de sustentabilidade

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) publicou um estudo que mostra que o Estado perde R$ 1 bilhão em resíduos recicláveis por ano. A pesquisa ajuda a entender a mudança de paradigma que atravessamos na sociedade.

Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi publicada, em 2010, trouxe a obrigação da criação de Sistemas de Logística Reversa aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, que, na época, a receberam apenas como uma despesa extra.

Mas, com o amadurecimento do diálogo, essa percepção mudou. Hoje, um grupo crescente de empresas compreende o tema como uma engrenagem fundamental para a migração dos modelos de negócio rumo a uma economia mais circular.

O estudo da Firjan é uma das provas dessa mudança. Além disso, diversos fóruns debatem a economia circular, nas revisões de normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), nos grupos de trabalho geridos pela Confederação Nacional da Indústria ou na elaboração de novas normas ISO.

É urgente romper a dinâmica de geração de lixo e aumentar a vida útil dos materiais, aproveitando ao máximo o valor dos recursos extraídos e transformados. A partir dessa conduta, abrimos espaço a novos modelos de negócio, propostas de valor e formas de relacionamento com os consumidores. A logística reversa é uma necessidade que vai muito além da obrigação legal.

Fonte: Revista Eletrolar News #145

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe seu comentário Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Matéria de Capa – “Temos um compromisso de longo prazo

09/09/22
Destaque

15ª edição da Eletrolar Show superou as expectativas de resultados

09/09/22
Destaque

Churrasco para todos os gostos

09/09/22
Destaque

Categoria de ar-condicionado espera o verão com novidades

09/09/22
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
Economia Indústria Varejo

Produção industrial da China sobe 4,2% em agosto; vendas no varejo crescem 5,4%

23/09/22

A atividade econômica da China mostrou sinais de melhora em agosto, superando as expectativas do mercado, à medida que as medidas do

Content in English Feiras internacionais

An impressive comeback for IFA in 2022: brands, retailers and the public return in force to the world’s top consumer and home electronics event

23/09/22

After a three-year break, IFA Berlin has made a strong return as the world’s top event for the consumer and

Content in English Latest News English

Appliances industry expects up to 35% growth in sales during this festive season

23/09/22

Appliances and consumer durable makers are looking for up to 35 per cent growth in sales during this festive season

Portal Eletrolar.comPortal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.
  • 0
    Facebook
  • 0
    Twitter
  • 0
    Whatsapp
  • 0
    Linkedin