Tramontina entra no mundo da IoT com cooktop

A tecnologia do produto conectado ensina a cozinhar.

Tramontina entra no mundo da IoT com cooktop

Débora Zandonai

A Tramontina lançou na quarta-feira (1º.12) o cooktop GURU, o primeiro da marca a utilizar a Internet das coisas (Iot) . O produto garante a qualquer usuário o preparo dos mais diversos pratos a partir de receitas guiadas, controles de temperatura, peso e tempo. “Muito mais que um equipamento, o GURU será o mais novo parceiro da casa conectada, que vai tornar fácil a criação de uma lista de receitas em constante crescimento, da mais simples à elaborada”, afirma Riccardo Bianchi, diretor da empresa.

Neste lançamento, a marca une três públicos: os fascinados por novidades em tecnologia, os que curtem se aventurar na cozinha e os iniciantes.  A experiência completa acontece por meio de um aplicativo – no celular ou tablet – conectado ao cooktop, que pode ser utilizado em qualquer lugar, basta estar plugado na tomada e com acesso à internet. Depois de escolher entre as mais de 150 receitas já disponíveis no sistema – número que irá crescer ao longo do tempo -, o usuário é guiado passo a passo por meio de vídeos e textos.

O sensor de temperatura e a balança integrados são o segredo para a precisão no processo. O funcionamento por indução, ou seja, quando o calor gerado do fundo da panela é transferido diretamente para o alimento por meio de campo eletromagnético abaixo da superfície vitrocerâmica, garante a segurança e a eficiência no preparo. Todas as receitas da lista foram criadas e testadas pelo chef da Tramontina, Elzio Callefi.

Para viabilizar o projeto, a empresa contou também com equipes multidisciplinares, como o escritório brasileiro Design Único, para design do produto; a empresa gaúcha AYGA, que auxiliou no desenvolvimento da solução IoT  e do aplicativo, além de outro parceiro de hardware. Assim como outros produtos no portfólio da marca, o GURU recebe financiamento da FINEP, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

O desenvolvimento acontece após uma série de pesquisas, conta Riccardo. “A Tramontina sempre foi muito tecnológica da porta pra dentro, em processos fabris. Faltava um produto que entregasse tecnologia da porta pra fora, transformando a vida do consumidor em uma cozinha conectada.”. O GURU, ainda, vai possibilitar maior conexão da marca com o cliente que, via aplicativo, poderá avaliar as receitas e o próprio produto, sempre aberto a evoluções.

O aplicativo acompanha o usuário desde a lista de compras dos ingredientes e utensílios, até a hora de servir. Também permite o acesso a informações nutricionais, como quantidade de calorias dos pratos. E, quando o usuário se sentir seguro, pode também optar pelo modo manual, improvisando em suas próprias receitas. “De repente, você está cozinhando e quando vê, já trocou o app que te ajuda a pedir, pelo app que te ajuda a fazer comida”, destaca o diretor. 

O GURU será vendido como parte de um kit que conta, também, com régua e colheres medidoras e duas panelas da marca: uma caçarola de inox da linha Brava e uma frigideira antiaderente da linha Mônaco, ideais para o preparo das receitas do aplicativo. Essas, junto com mais três modelos Tramontina, a espagueteira e frigideira de inox Brava e uma caçarola antiaderente Mônaco, garantem precisão e eficácia no resultado final, pois foram a base para os testes antes do lançamento.

Preço sugerido para o kit com 2 panelas + régua e colheres + GUR: R$ 2.099,00.

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários