
BYD apresenta seu primeiro carro elétrico montado no Brasil
Apresentação do Dolphin Mini marcou a fase final dos testes para o início da produção em série em Camaçari (BA)
A BYD apresentou ontem, 1º de julho, o seu primeiro Dolphin Mini de produção brasileira na sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia. Segundo a montadora chinesa, o modelo, eleito Carro Urbanodo Ano de 2025 pelo World Car Awards, vai começar a ser produzido em série nas próximas semanas. Além dele, o complexo de Camaçari também produzirá o Song Pro (GL/GS) e o King (GL/GS).
Segundo Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa, foram necessários apenas 15 meses entre iniciar as obras da fábrica e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da linha de produção. “Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirmou.

A montadora chinesa está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari, uma estrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa, incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
A linha de montagem tem um sistema de sequenciamento inteligente que prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias.
Um sistema de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área de 156.800 metros quadrados.

“A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destacou Alexandre Baldy, Vice-Presidente sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.
Durante a apresentação do carro, a BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.
“Desde 2014 estamos investindo continuamente e já construímos uma base sólida para acelerar a transição energética no país. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo e com estratégias sólidas no longo prazo”, destacou Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil.
Fonte: BYD