
EVENTO PRESIDENTES 8ª EDIÇÃO: Homenagem ao varejo reúne mercado de eletros
Na noite da premiação, a NielsenIQ apresentou dados do setor de eletros
Mais uma vez, o Evento Presidentes, criado pela revista Eletrolar News, homenageou e premiou os varejistas escolhidos pelas indústrias como destaques dos setores de eletroeletrônicos e de bens duráveis em 2024. Foram eles que, com seu trabalho e relacionamento, movimentaram o segmento e trouxeram mudanças ao mercado brasileiro.

Seguindo a tradição, o evento ocorreu durante um jantar exclusivo, mas desta vez simultaneamente à realização da 18ª Eletrolar Show e com o apoio da NilsenIQ e do Banco Santander. Os homenageados receberam seus prêmios no Lounge VIP do Distrito Anhembi, numa noite festiva, marcada por muitos encontros e reencontros.
Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar All Connected, que edita a revista Eletrolar News, agradeceu a presença dos convidados. “É uma alegria ver amigos de longa data, bem como o fechamento de grandes negócios na feira e novas empresas se instalando no Brasil. Teremos muitas oportunidades durante este evento.” Mencionou, também, a internacionalização do grupo.
“Vejo muitas oportunidades na América Latina neste momento. A Eletrolar Show recebeu compradores e expositores de vários países, em busca de novidades. A tecnologia, a inovação e a inteligência artificial impulsionam as vendas da indústria e do varejo e, de nossa parte, também inovamos fazendo uma feira multissetorial, inclusive com a presença de carros, motos e bicicletas elétricas.”
Um olhar para 2025
Henrique Mascarenhas, diretor comercial LATAM T&D – NielsenIQ, apresentou dados da pesquisa Um Olhar para 2025 Tech & Durables Brasil com Possibilidades. “Agradeço ao Carlos pela oportunidade de estar mais uma vez presente nesta noite de premiação tão importante para o setor. E aproveito a oportunidade para apresentar um breve olhar sobre o que aconteceu e o que irá acontecer neste ano no mercado.”
Em números, 60% das compras acontecem por necessidade, isto é, o consumidor adquire um aparelho novo porque o dele quebrou, e 25% compram porque buscam inovação, ou seja, produtos mais atualizados. Temos que trabalhar para chamar a atenção deste comprador”, disse Henrique.
O diretor também abordou o papel da geração Z nas compras. Precisamos dar atenção a esse público, que compra de forma diferente. “Metade pesquisa no marketplace e compra na loja física. Ou pesquisa na loja física e compra pelo marketplace. E apenas 25% olham e compram o produto na loja. Apesar de a internet ser um fator importante, esses consumidores ainda vão até as lojas para pesquisar, ver como o produto funciona, ou até para fechar a compra.”
Boa notícia
Este semestre, destacou Henrique, pode reservar surpresas positivas para o mercado, com possível queda nas taxas de juros. A consequência esperada é um freio da inflação e na alta do dólar, gerando melhores condições de compra aos consumidores. “O mês de novembro é o mais importante deste semestre para o setor de eletros. Hoje, ele representa 9% das vendas de todo o ano de Tech & Durable, em média.”
Como o mercado sempre antecipa a Black Friday, ela já é chamada de Black November. “É nesta época que o consumidor de eletroeletrônicos mais se planeja para comprar um produto premium com desconto. No ano passado, este momento teve uma queda de 4% nas vendas de unidades, em relação ao mesmo momento de 2023, mas este ano deve crescer de novo”, explicou o diretor.
O setor de telecom, comentou Henrique, sofreu com a pandemia. Perdeu espaço para portáteis e para a linha branca, produtos que se destacaram em vendas no período em que as famílias ficaram mais tempo em casa. “No entanto, a categoria de telecom deve voltar a crescer ainda neste ano.”
Homenageados da 8ª Edição
A indústria elegeu 11 empresas do varejo como destaques do ano passado. Foi um reconhecimento do setor, que valorizou as contribuições significativas que elas trouxeram ao mercado. Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar All Connected, saudou os varejistas homenageados.
Armazém Paraíba

Antônio Francisco de Sousa Lima, diretor comercial do Armazém Paraíba, ressaltou o valor do trabalho em equipe e a parceria com fornecedores como responsáveis pela indicação ao prêmio. “Presente em sete estados, localizados nas Regiões Norte e Nordeste do País, a empresa tem passado por uma reformulação importante na área digital para conseguir atender os consumidores da melhor forma. E este prêmio chega como um reconhecimento importante deste trabalho.”
Bemol

Marcelo Forma, vice-presidente da Bemol, também reconheceu a parceria com a indústria como uma ferramenta importante que levou a empresa a ser homenageada. “Acredito que a Bemol se diferencia porque se prepara, sempre, para atender às expectativas dos nossos clientes e, também, em razão do crédito e da logística diferenciada que oferecemos.”
Casas Bahia/Ponto Frio

Gustavo Vinhaes Pimenta, diretor comercial das Casas Bahia/Ponto Frio, destacou o papel que a feira Eletrolar Show faz há muitos anos em prol do varejo. “Estamos vivendo um momento muito bom, de retomada e de crescimento. Este prêmio é muito gratificante, porque mostra reconhecimento pelas nossas companhias e ainda define o caminho que vamos trilhar nos próximos anos.”
Gazin

A dedicação dos colaboradores foi o grande diferencial que fez a Gazin ser escolhida para receber a premiação, disse Julio Cezar da Silva, diretor comercial da empresa. “Os resultados da Gazin têm evoluído por causa da nossa crença de que pessoas transformam negócios.”
Havan

Julio Cesar Kaffer, supervisor regional da Havan, ressaltou a alegria de ver a empresa em que trabalha ser homenageada. “Para mim, sem dúvida, o que nos levou a ganhar o prêmio foi a parceria com nossos fornecedores e o engajamento com nossos colaboradores e clientes.”
Koerich

Eduardo Keil Koerich, diretor comercial de Lojas Koerich, também falou dos diferenciais da empresa que a levaram a ser uma das homenageadas. “Temos atendimento nota 10, serviço de qualidade e entrega rápida. Para nós, o prêmio representa um reconhecimento importante da indústria e tem a ver com o que pregamos na empresa, que é valorizar nossos parceiros e fornecedores.”
Lojas Cem

Fazer o simples bem-feito, segundo José Domingos, diretor-geral de Lojas Cem, foi o que levou a empresa a conquistar o prêmio. “Ao longo da nossa história de 73 anos, fazer bem de forma simples é o que tem dado certo. Este prêmio reconhece o que fazemos no dia a dia, que é tratar bem os nossos colaboradores, clientes e fornecedores.”
Lojas Colombo

O CEO de Lojas Colombo, Eduardo Colombo, falou sobre a importância do bom atendimento. “Nossos pilares são humildade, simplicidade e fazer o básico bem-feito para desenvolver a empresa, para que seja próspera e, também, traga a rentabilidade que precisamos. Já ganhamos outras vezes este prêmio, por isso entendemos a importância que ele tem no mercado.”
Lojas Deltasul

José Roberto Miranda, presidente das Lojas Deltasul, afirmou que foi uma honra ser reconhecido mais uma vez pela premiação. “Acredito que nossos diferenciais entre as outras companhias é que atendemos bem os clientes e fazemos um bom trabalho com a indústria.”
Solar Magazine

“Não existe varejo sem fornecedor.” Foi assim que Ricardo Santos, head comercial e de operações da Solar Magazine, iniciou seu agradecimento. “O objetivo da nossa empresa, que é familiar e genuinamente cearense, é realizar sonhos com simplicidade, segundo nossos valores. Por isso, este prêmio representa o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido.”
Valdar Móveis

Valdecir Dario, presidente da Valdar Móveis, disse que o bom relacionamento que tem com os fornecedores o ajudou a receber a premiação. “Estamos presentes na Eletrolar Show desde sua primeira edição e, desde então, temos feito muitos negócios e levado oportunidade para diversos varejistas. Com o objetivo de sempre inovar em mente, é muito importante para nós receber este reconhecimento.”
Fonte: Revista Eletrolar News # 168