
ARTIGO – ELETROS
Setor eletroeletrônico bate recorde e reforça diálogo com governo em 2025

Presidente-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS)
O setor eletroeletrônico encerrou 2024 com resultados expressivos. Segundo dados da Eletros, divulgados em março, as vendas para o varejo cresceram 29% em relação a 2023, somando 117,7 milhões de unidades — o melhor desempenho da indústria na última década. O segmento de ar-condicionado liderou com alta de 38%, seguido por eletroportáteis (33%) e linhas marrom e branca, que cresceram 29% e 17%, respectivamente.
Esse avanço foi resultado do cenário econômico mais favorável ao consumo, especialmente no primeiro semestre, das condições climáticas extremas — com ondas de calor prolongadas — e da crescente demanda por produtos mais eficientes, inovadores e conectados.
Diante desses resultados, a Eletros representou o setor em um encontro com o presidente Lula, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mais que uma prestação de contas, a reunião teve caráter estratégico: reafirmou a disposição do setor em contribuir com o desenvolvimento do País e a importância de um diálogo técnico e construtivo com o governo federal.
O encontro reforça que o crescimento da indústria está diretamente ligado à construção de um ambiente de cooperação entre o setor produtivo e o poder público. Esse é o caminho para manter o setor forte, competitivo e comprometido com a inovação.
Em 2025, o setor entende que a manutenção do crescimento depende de medidas econômicas consistentes, como o controle da inflação, a redução sustentável da taxa de juros, a responsabilidade fiscal e a formulação de políticas públicas que estimulem o consumo de produtos mais eficientes e sustentáveis.
Fonte: Eletrolar News Ed. 166