
ARTIGO – FECOMERCIOSP
CENÁRIO POSITIVO, MAS DESAFIADOR

O que esperar de 2024? Além da melhora no mercado de trabalho, a inflação está moderada, sem contar o ciclo de corte de juros, barateando o crédito. Assim, em princípio, o País entra no ano novo com uma perspectiva bastante favorável aos consumidores e, por consequência, ao comércio. Números da FecomercioSP apontam que o varejo brasileiro deve crescer 2% em 2024, e, especificamente no Estado de São Paulo, as vendas tendem a subir 4%.
Contudo, outros fatos podem atrapalhar esse rumo. O principal deles está na questão fiscal do governo – e no acerto do arcabouço fiscal. Esse ponto é essencial, pois dará aos investidores a clareza acerca de onde virão as receitas para cobrir a expectativa de aumento de gastos nos próximos anos. Sem isso, haverá impacto sobre o cenário de controle da dívida pública, pressionando a taxa de juros e a inflação, interferindo (negativamente) na capacidade de consumo das famílias.
Outro fato é a Reforma Tributária, que vai elevar a carga de segmentos relevantes, como Serviços. Essa majoração certamente causará reflexos no desenvolvimento dos negócios, com fechamento de estabelecimentos e vagas. Sem falar de possíveis crises internacionais, como novos conflitos lamentáveis, ou um esfriamento mais forte de economias como a norte-americana e a chinesa.
Portanto, não é trivial realizar projeções de longo prazo num cenário de muitas indefinições. De qualquer forma, imaginando uma aprovação de um arcabouço crível e uma reforma que consiga, pelo menos, manter a carga tributária, presenciaremos vendas satisfatórias para o próximo ano, com a força do poder de consumo do brasileiro reconquistado no pós-pandemia.
Fonte: Eletrolar News #158