
ARTIGO – FECOMERCIOSP
LOGÍSTICA REVERSA: IMPORTANTE INSTRUMENTO DA ECONOMIA CIRCULAR

Em 2024, o Brasil lançou a Estratégia Nacional de Economia Circular, com diretrizes voltadas à produção e ao consumo sustentáveis, para reduzir a poluição e a extração dos recursos naturais, por meio de medidas como a Logística Reversa (LR) de produtos de alto impacto ambiental — como pilhas, baterias e eletroeletrônicos —, nos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
As normas 59000 ABNT também orientam sobre as melhores práticas em economia circular (EC), por meio de práticas como reúso, reparação, reciclagem e redução de resíduos, e a LR é essencial para promover a circularidade de produtos e componentes por meio da reciclagem, promovendo a recuperação, a retenção e a agregação de valor.
A PNRS obriga as empresas à sua implementação, e órgãos ambientais e o Ministério Público vêm dialogando com entidades e municípios para orientar e fiscalizar empresas, as quais podem ser multadas em caso de descumprimento.
Ao participar de sistemas de LR, a empresa evita multas, promove o compliance e melhora sua reputação perante clientes e stakeholders. Para auxiliar as empresas, a FecomercioSP disponibiliza gratuitamente uma plataforma com orientações sobre os sistemas em: https://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/sobre.
Fonte: Eletrolar News #168