
ARTIGO – GREEN ELETRON
Mineração Urbana: um recurso estratégico que não pode mais ser ignorado

GERENTE-EXECUTIVO DA GREEN ELETRON
A transformação de resíduos eletroeletrônicos em matérias-primas, conhecida por Mineração Urbana, já é uma realidade no Brasil. Além de benefícios ambientais, é uma estratégia econômica: reduz custos industriais, diminui a dependência de matérias-primas virgens e gera postos de trabalho qualificados. Para as empresas, aderir a esse processo significa assumir protagonismo em um modelo sustentável e competitivo.
O processo de logística reversa recupera metais, plásticos e componentes valiosos, evitando a extração de recursos naturais finitos. O descarte incorreto desses materiais, como no lixo comum ou em terrenos baldios, pode contaminar o solo, lençóis freáticos e a atmosfera, além liberar gases que agravam o aquecimento global. Cada produto reciclado é um passo para um desenvolvimento mais sustentável.
Desde 2016, a Green Eletron recolheu e destinou corretamente mais de 20 mil toneladas de eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Materiais como cobre, alumínio, lítio e metais nobres retornaram à cadeia produtiva, reduzindo custos e a dependência de importações.
Participar da mineração urbana fortalece a reputação das organizações em um cenário cada vez mais guiado por critérios ESG. A adoção de práticas de logística reversa transmite o compromisso com sustentabilidade, transparência e responsabilidade socioambiental, valores de alta estima para consumidores e investidores.
Colaborar com essa evolução vai além do cumprimento legal, impulsiona inovação, gera empregos, promove circularidade e lidera a transição para uma economia sustentável. E o engajamento da indústria é indispensável nesse processo.
Fonte: Eletrolar News # 168