Skip to content
  • Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Electronics Home México
  • Electronics Home Argentina
  • Interior Lifestyle South America
  • Future Mobility
  • Expo Ferretera
  • Aircon
  • Global Supplier
  • Congress Brazil Mobile
  • Azul Play Montagem
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 Black Friday 2019: vendas devem crescer 4% em valor
Felipe Mendes, diretor geral da GfK para o Brasil e a América Latina
Destaque

Black Friday 2019: vendas devem crescer 4% em valor

Consolidada desde 2016 como a maior data do varejo para linha branca, portáteis, eletrônicos, telefonia e informática, ultrapassando o Natal, a Black Friday deste ano não deve ter o mesmo desempenho de 2018, quando as vendas cresceram quase 8,5% em novembro e o faturamento chegou a R$ 13 bilhões. A previsão é de R$ 13,5 bilhões em bens duráveis, o que representa 4% de aumento de vendas, em valor, sobre a edição de 2018, mostra estudo da empresa de pesquisas GfK.

A estimativa de menor crescimento tem relação com o nível de confiança do consumidor, que entre setembro e novembro do ano passado estava em alta e ainda não retornou ao mesmo patamar pós-eleição. A melhora vem sendo discreta.  “2018 foi muito poderoso”, afirma Felipe Mendes, diretor geral da GfK para o Brasil e a América Latina

Para alavancar as vendas, levando em conta que o poder de compra do consumidor está limitado, uma opção é o parcelamento dos bens adquiridos, diz Felipe. “A possibilidade de oferecer o lançamento e o item premium a uma parcela que caiba no bolso do consumidor é uma expectativa declarada e que pode ser usada como uma ação mais rentável e alternativa às promoções.”

Entre o físico e o digital

O consumidor já escolheu a Black Friday como o evento onde compra um bem ou troca o seu por outro de categoria premium. “É uma compra planejada, mas desejada. Ele adquire inovações beneficiando-se dos preços promocionais. A grande maioria entendeu a oportunidade”, conta o diretor da GfK. Em 2018, na data, as vendas de celulares premium cresceram 20% versus a média do ano. O mesmo ocorreu com televisores e notebooks, ambos com crescimento de 8%.

Promoções mais agressivas ocorrem no varejo físico e nos fabricantes. No online, são mais moderados, mas em maior número. O estudo constata que o varejo brasileiro tem feito promoção de itens premium e lançamentos muito além do necessário, impactando margens e sem a recuperação do preço base após a queima na Black Friday. Isso dificulta atingir melhor rentabilidade. Em 2018, perdeu margem em alguns itens premium.

O canal online, onde a Black Friday começou forte perdeu pela primeira vez para a loja física em 2018, por causa do desempenho positivo dos varejistas nacionais (+12%) e regionais (+8%).  As redes especializadas puxaram o crescimento do canal físico, que respondeu por 72% das vendas de novembro de 2018. “Se a jornada de compra é cada vez mais figital (canal físico e digital/online) e o canal online estabilizou o seu crescimento, o que devemos é repensar como integrar os canais, melhorando a experiência e a percepção de satisfação dos consumidores”, diz Felipe.

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Honor lança smartphone dobrável mais fino do mundo

29/08/25
Destaque

Pesquisa revela hábitos de universitários nas redes sociais

29/08/25
Destaque

Samsung leva Microsoft Copilot para TVs e monitores

29/08/25
Destaque

Segmento de eletros deve fechar o ano com aumento de

26/06/25
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
Dois homens apertando as mãos, cada um deles usando a mão sobressalente para tocar o antebraço do outro, ambos usando jaquetas de mangas longas, representando a proximidade e confiança entre um investidor-anjo e uma empresa apoiada por ele.
Mercado

TI lidera interesse de investidores-anjo no Brasil, aponta Sebrae

29/08/25

Pesquisa da organização mostrou perfil, preferências e desafios da categoria de investidores Uma pesquisa sobre investimento anjo no Brasil em

Gestão Varejo

Magalu lança 1º programa de trainee com foco em Inteligência Artificial

29/08/25

Programa visa formar talentos preparados para aplicar tecnologia aos negócios O Magalu lançou seu processo seletivo para o 1º programa

Uma imagem do celular dobrável magic v5 da Honor que enfatizaa sua espessura de apenas 8,8mm
Destaque Lançamentos Tecnologia

Honor lança smartphone dobrável mais fino do mundo

29/08/25

Aparelho traz configurações de ponta e recursos de inteligência artificial, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil A

Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.