
Eletrolar Show: 20 anos com recordes e novos horizontes
Feira mais que dobrou de tamanho e reafirmou seu papel como motor de inovações e negócios.
Cobertura: Bruno Oliveira, Dilnara Titara, Gisele Achkar, Gustavo Sumares, Leda Cavalcanti, Margareth Vicente, Mauricio Chiotti, Rebecca Vettore, Talis Mauricio, Tatiana Sasaki e Ylka de Amorim Teixeira

Em área superior a 60 mil m² no Distrito Anhembi, em São Paulo, a Eletrolar Show de 2025 registrou números superlativos: foram 1.500 expositores, 5.000 marcas e mais de 40.000 visitantes profissionais, o que resultou na movimentação de cerca de R$ 2 bilhões em negócios. “Os contratos fechados durante o evento, somados aos que seguem em negociação, devem contribuir de forma significativa para o crescimento do varejo nos próximos meses”, afirmou Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar All Connected, organizador do evento.
O novo posicionamento estratégico da feira, o B2B2C, que incorporou o consumidor final ao seu ecossistema por meio de criadores de conteúdo e influenciadores digitais, foi apresentado em um brunch antes da abertura oficial. Teve a presença de influenciadores das áreas de tecnologia, lifestyle, decoração e casa conectada. “A Eletrolar Show sempre foi o local onde os varejistas identificam as melhores oportunidades para abastecer suas lojas. Agora, os influenciadores entram em cena, mostrando novidades e despertando desejo nos que estão em casa”, disse Celso Portiolli, embaixador do grupo.
A dinâmica foi impulsionada pelo Studio Live All Connected by Influcom, espaço interativo voltado a bate-papos sobre inovação, lançamentos e tendências. A ativação fortaleceu a presença digital da feira, gerando conteúdos exclusivos e colaborações nas redes sociais. A aposta no formato multiplataforma aumentou o engajamento do público e garantiu ainda mais visibilidade para as empresas expositoras.

Números do setor
Na entrevista concedida após a abertura da feira, José Jorge do Nascimento Jr., presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS), lembrou que as vendas de eletroeletrônicos cresceram 29% em 2024 em relação a 2023. “Foi o melhor resultado dos últimos cinco anos, com destaque para o ar-condicionado, que tem no Brasil o segundo maior produtor mundial”, afirmou. Ressaltou, também, a presença crescente da tecnologia e da inteligência artificial nos produtos.
Mateus Rabelo, gerente sênior da NielsenIQ, apresentou dados da pesquisa realizada com exclusividade para o Grupo Eletrolar All Connected. Os dados mostraram que, no primeiro quadrimestre de 2025, o volume de unidades vendidas aumentou em 4% e o faturamento teve expansão de 8%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Observamos um crescimento expressivo, especialmente na linha branca, que teve aumento de 4% em unidades vendidas.”
Mais que um termômetro do setor, a Eletrolar Show é uma vitrine para marcas nacionais e internacionais que buscam acelerar sua expansão no mercado. Foi o caso da Honor, fabricante chinesa de smartphones, que chegou ao País neste ano. “O Brasil é um mercado-chave, não só por ser o maior da América Latina, mas porque tem consumidores sofisticados, com fome de inovação”, disse David Moheno, diretor de comunicação e relações públicas da marca na América Latina. “A Eletrolar Show é um evento de classe mundial, comparável a gigantes como CES, MWC e IFA”, acrescentou.
Essa percepção se alinha ao reconhecimento oficial. Em sua edição comemorativa de 20 anos, a Eletrolar Show passou por auditoria e conquistou a certificação internacional da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, principal entidade mundial do setor. O selo atesta o alinhamento do evento às melhores práticas internacionais da indústria de feiras.

Feira mais robusta
A Eletrolar Show cresceu neste ano e ficou ainda mais forte. Incorporou três feiras paralelas, ampliando seu alcance e relevância. A estreia da Interior Lifestyle South America (ILSA), marca internacional da Messe Frankfurt, marcou a entrada oficial da feira de design, utilidades domésticas e decoração no Brasil.
“A ILSA é uma grande feira internacional que acaba de chegar ao Brasil, e esta edição foi apenas o começo”, afirmou Stephan Kurzawski, senior vice-president consumer goods, automotive and textile shows and sales da Messe Frankfurt Exhibition GmbH. Destacou que a vinda da feira ao País conecta a criatividade das marcas locais e o mercado global, respondendo à demanda por produtos que aliam funcionalidade e estética. “O design sempre foi e sempre será essencial. É ele que agrega valor e tem o poder de nos fazer felizes”, disse.

A Eletrocar Show, também em sua primeira edição, reuniu a cadeia de mobilidade elétrica, com montadoras, fabricantes de eletropostos e fornecedores de componentes. Apresentou tecnologias e veículos elétricos e promoveu test drives, palestras e lançamentos.
E o pavilhão internacional, com a Global Supplier International Trade Show, conectou fornecedores globais ao mercado latino-americano, promovendo oportunidades na cadeia de suprimentos nas áreas de eletrônicos, eletrodomésticos, iluminação, brinquedos, automação e mobilidade.
Os preparativos para a edição de 2026, que será realizada de 22 a 25 de junho, no Distrito Anhembi, já começaram. A expectativa é que os setores de mobilidade elétrica e casa conectada ganhem ainda mais protagonismo. Além disso, três novos eventos já estão confirmados: Ferretera, dedicada a ferramentas e equipamentos; Máquinas e Componentes, com foco em insumos, infraestrutura e soluções para veículos elétricos; e AirCon, para o segmento de climatização.
Fonte: Eletrolar News Ed. 168