
Elgin inaugura fábrica de R$ 200 milhões em Manaus
Planta focada na produção de motores BLDC foi projetada para operar com energia renovável
A Elgin anunciou em 14 de agosto a inauguração de uma nova fábrica de motores no parque fabril de Manaus. Dedicado à produção de motores BLDC (motores brushless de corrente contínua), essenciais na montagem de equipamentos de climatização, o local representa investimento industrial de cerca de R$ 200 milhões.

Segundo a empresa, a nova unidade permitirá atender com mais agilidade e menor custo tanto o mercado interno quanto países da América Latina. Trata-se de uma iniciativa voltada para reforçar a autossuficiência do Brasil em componentes críticos, reduzindo a dependência de importações. O investimento beneficiou-se dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, e contemplou também modernizações ao restante do complexo fabril da empresa na região.
Entre os segmentos que poderão ser atendidos pelo novo espaço produtivo da empresa estão os de ar-condicionado residencial e comercial, empresas de automação predial, climatização embarcada (ônibus, trens, embarcações) e sistemas industriais de HVAC e refrigeração. A fábrica conta ainda com um centro de co-desenvolvimento, onde clientes e engenheiros da Elgin poderão testar e simular soluções sob medida.
De acordo com Caio Guazzelli, diretor de operações da Elgin, a empresa “vê essa iniciativa como um passo essencial para fortalecer a inovação nacional, gerar valor local e ampliar sua atuação como fornecedora integrada nos setores de Climatização e Automação Industrial”. “Muitos mercados estão buscando diversificação de fornecedores, colocando a América Latina, e o Brasil em especial, como alternativa estratégica” acrescentou Anderson Bruno, vice-presidente comercial da Elgin.
Fonte: Elgin