
Especial Dia dos Pais – Adegas: Adegas são itens de desejo para os amantes de vinho
O varejo se prepara para oferecer produtos diferenciados para o Dia dos Pais, período em que as adegas climatizadas ganham especial destaque, tanto pelos benefícios na conservação e maturação dos vinhos quanto por seu valor estético.
por Dilnara Titara

A busca por adegas cresceu nos últimos anos, impulsionada pelo maior interesse por experiências gastronômicas em casa e pela sofisticação que o produto agrega ao ambiente. “Cada vez mais valorizadas como um presente sofisticado, as adegas são ideais para quem deseja criar um ambiente elegante, além de desempenharem um papel essencial na conservação adequada dos vinhos”, diz Emerson Wojcik, diretor comercial de linha branca da Philco.
Independentemente da época do ano, o produto atende às necessidades dos apreciadores dos diferentes tipos de vinho. As adegas climatizadas vêm ganhando mais espaço na residência dos consumidores em diversas regiões do País, afirma Mauricio Mota, gerente de vendas externas da EOS. “A maior demanda e o acesso aos vinhos de qualidade no Brasil fazem com que o hábito de degustar em casa seja mais frequente.”
Benefícios
As adegas oferecem controle preciso de temperatura e umidade, garantindo que o vinho mantenha suas características originais de sabor e aroma. O armazenamento correto também evita a oxidação precoce e preserva a integridade da rolha, o que é essencial para vinhos de guarda, aqueles que devem ser armazenados para que evoluam e atinjam o seu melhor momento de consumo. Outro ponto de destaque é o design, que agrega ainda mais valor ao ambiente.

Cada vez mais, as marcas têm investido em tecnologias para oferecer produtos mais sustentáveis e eficientes. A Philco, por exemplo, utiliza um sistema de refrigeração por placa termoelétrica, que torna a adega mais econômica e silenciosa, bem como a porta de vidro duplo. Ambos reduzem o consumo de energia. A EOS apresenta um sistema antivibração e porta de vidro duplo low-e. Em conjunto, minimizam as trocas de calor com o ambiente, diminuindo o consumo de energia.
Demanda
A expectativa de vendas é bastante positiva, acompanhando o crescimento do mercado, que registrou aumento de 25%entre 2023 e 2024, diz Emerson. “Com a estabilização da situação logística internacional, acreditamos que o setor seguirá crescendo acima desse patamar, proporcionando um mercado mais abastecido e favorável ao consumo.”
A maior procura por adegas é reflexo de um consumidor mais exigente, que valoriza não apenas o consumo de vinhos, mas também a experiência e o ritual de degustação. O varejo tem acompanhado essa tendência trazendo lançamentos que combinam tecnologia e design. “O Dia dos Pais é a segunda melhor data para o comércio dessa categoria, perdendo apenas para a Black Friday. Estamos otimistas para este ano, porque o segmento já vem superando as expectativas de vendas”, ressalta Mauricio.
Produtos/Características

EOS

A marca tem uma linha completa de adegas, que recebem de 12 até 105 garrafas, com acabamento em vidro duplo full glass ou com porta em inox, que tem sido uma tendência no mercado. Para o Dia dos Pais, destaca o modelo EAC51M, com capacidade para 51 garrafas e controle de temperatura entre 5ºC e 18ºC, ideal para vinhos tintos, brancos e espumantes. A adega tem porta em vidro duplo com tecnologia low-e, que evita o embaçamento, e é refrigerada por compressor com gás ecológico. Possui sistema antivibração e prateleiras em madeira nobre. Conta, também, com painel touch screen, iluminação LED interna, pés niveladores e trava de painel.
Preço sugerido em 28/02/2025: R$ 3.299,00.
PHILCO


Com opções de diversos tamanhos, traz como destaque para a data a adega PAD12E bivolt, com capacidade para 12 garrafas. O modelo se destaca pelo design e tecnologia avançada. Tem controle de temperatura digital, permitindo ajustes entre 10°C e 18°C. Suas prateleiras, em aço inox, são deslizantes e reguláveis. Tem porta de vidro duplo com acabamento espelhado e iluminação interna de LED, oferecendo mais sofisticação e proteção térmica. Outro diferencial é o seu funcionamento com 58 W de potência e baixo nível de ruído. Possui, também, um suporte para garrafa aberta.
Fonte: Revista Eletrolar News #166