
LECAR: Híbrido flex 100% nacional
Fabricante brasileira apresentou o protótipo do esportivo Lecar 459
Primeira montadora brasileira de veículos híbridos flex, a Lecar escolheu a Eletrocar Show para lançar o Lecar 459. “É um palco incrível, com apoio do público desde o primeiro dia”, afirmou Flávio Figueiredo, CVO e fundador da marca.
O modelo combina tração 100% elétrica a um gerador desenvolvido pela WEG. O sistema Range Extender garante autonomia de 1.000 km com 30 litros de etanol. Com design esportivo, traz inovações como para-choques de DCPD, material altamente resistente, e uma plataforma modular que servirá de base para futuros lançamentos, incluindo picape e SUV. “Priorizamos parcerias e o desenvolvimento de tecnologias com empresas brasileiras para componentes como freios, suspensão e amortecedores, garantindo já na largada a maior estrutura de pós-venda do mercado”, disse Flávio. A produção está prevista para começar em agosto de 2026, no Espírito Santo.
O etanol é parte central da proposta da Lecar, que defende o biocombustível como solução sustentável para a mobilidade global. “Temos a ambição de levar para o mundo o etanol brasileiro, que completa 50 anos. Fala-se muito no carro 100% elétrico, mas acreditamos no híbrido com uma fonte renovável. O etanol vem da planta e pode tornar o Brasil uma nova potência energética”, destacou o executivo. Segundo a empresa, mais de 4 mil pessoas já integram a lista de espera do modelo, que terá preço inicial de R$ 159 mil.