
Logística: novas operações agilizam as entregas
por Dilnara Titara
Os reflexos da pandemia demandaram adequações em diferentes âmbitos de atuação, e uma delas foi a entrega rápida e eficiente. As novas operações de logística dentro dessa indústria estão mudando, e a tecnologia faz parte dessa inovação, ajudando a aprimorar os serviços de armazenamento e a agilizar o transporte de mercadorias pelo Brasil.
Trabalhar em novas tecnologias de transporte e segurança para modelos de roteirização assertivos, além de proporcionar agilidade aos processos de recebimento, é essencial, diz Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash. “O foco tecnológico faz parte do nosso conjunto global de transformação digital. Entendemos que as melhorias devem ser contínuas e rápidas, fazendo a diferença para o cliente.”

“O foco tecnológico faz parte do nosso conjunto global de transformação digital. Entendemos que as melhorias devem ser contínuas e rápidas, fazendo a diferença para o cliente.”
O setor de logística no País não para de crescer. A exigência do mercado em relação ao segmento só aumenta, e a tecnologia é uma importante aliada para o sucesso. A consequência é uma aceleração dos serviços e do crescimento no setor de transporte de cargas e logística no Brasil.
Apesar dos números oportunos para a expansão da logística, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente com o fluxo dos mercados para continuar oferecendo o mesmo padrão de qualidade aos clientes e parceiros, mesmo tendo a interferência dos aumentos do frete e do combustível e das limitações territoriais.

“O Carga Segura do grupo registrou crescimento superior a 50% em receita no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2020.”
Entraves geográficos
Um país continental, com alto índice de sinistralidade, tem como principal desafio chegar com segurança aos mais distantes municípios. Por isso, as empresas estão comprometidas em criar operações com o objetivo de agilizar, qualificar e vencer os desafios.
“Com o fechamento parcial do tráfego aéreo durante a pandemia, o transporte de cargas de alto valor agregado se reinventou. O Carga Segura registrou crescimento superior a 50% em receita no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2020”, diz Nilza Soares, gerente comercial do Carga Segura do Grupo Protege. “Atuamos para minimizar os custos e as perdas dos clientes.”
Toda a cadeia logística é desafiadora. No percurso inicial, há o desafio de ter o local abastecido e com nível de estoque adequado para suprir a demanda da região. É preciso ter tecnologia, automação e mão de obra para a manipulação dos pedidos e, no percurso final, uma frota adequada com toda a roteirização resolvida e controle de entrega por tecnologia. Além disso, há os investimentos em CDs e mini hubs para minimizar os desafios que o País impõe, afirma Daniel Ribeiro, diretor de logística da Via.

“Temos a logística como ponto fundamental nas nossas operações, porque sua eficiência implica redução de custos. Com tecnologia, também somos mais eficientes em recursos e em tempo.”
“Na Via, investimos para ampliar a presença nas regiões brasileiras, com expansão de lojas que funcionem como mini hubs logísticos e com novos centros de distribuição. Temos a logística como ponto fundamental nas nossas operações, porque sua eficiência implica redução de custos. Com tecnologia, também somos mais eficientes em recursos e em tempo”, destaca Daniel.
Uma plataforma de logística encontra desafios diários para cumprir suas metas, porém o cenário muda com um planejamento adequado. Atualmente, a Americanas S.A. dispõe de 215 hubs em sua malha logística, estruturada em pontos de rápida circulação. Segundo a empresa, o hub é a área que conecta todos os processos operacionais com foco na última milha de entrega, que é quando o pedido vai direto para a residência do cliente.
Agilidade na entrega
Inteligência artificial, algoritmos e realidade virtual são algumas das soluções aplicadas para tornar a logística mais eficiente, mais ágil e mais rentável. Atualmente, quanto maior a agilidade para a entrega do produto, maior o destaque.
Uma realidade que está bem próxima do circuito logístico do País é o sistema de entregas no mesmo dia. A agilidade é uma das características mais importantes hoje em dia. No terceiro trimestre de 2021, na Americanas, as entregas em até três horas representaram 15% do total da companhia. As entregas em até 24 horas totalizaram 52% do volume.

“Conseguimos fazer as entregas no mesmo dia para 50 cidades, cobrindo 20% das vendas. Em até um dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75%, e em até dois dias para 4,7 mil, cobrindo 90% das entregas.”
O propósito de democratizar o comércio se aplica também às entregas, comenta Luiz Vergueiro, diretor de logística do Mercado Livre. “Atualmente, para entregas em Full, quando o Mercado Livre é responsável por todo o processo logístico, conseguimos fazer no mesmo dia para 50 cidades, cobrindo 20% das vendas. Em até um dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75%, e em até dois dias para 4,7 mil, cobrindo 90% das entregas.”
Vale destacar a importância de unir rapidez com segurança. “Recentemente, realizamos uma transformação digital na gestão de numerário e conseguimos implantar de forma pioneira a Guia de Transporte de Valores Eletrônica (GTV-e) na Paraíba, em Santa Catarina, no Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Piauí, contando com o apoio do Confaz e das secretarias de Fazenda dos estados em que operamos. A implantação da GTV-e, além de gerar maior rapidez para nossas operações, irá reduzir em um ano o consumo de 28,8 milhões de folhas sulfite”, conta Sérgio.
“No terceiro trimestre de 2021, as entregas em até três horas representaram 15% do total da companhia. As entregas em até 24 horas totalizaram 52% do volume.” (Americanas S.A.)
Outro ponto importante do avanço da tecnologia junto à cadeia logística é a omnicanalidade, quando é possível realizar a compra na loja física, site ou aplicativo e receber o produto no local escolhido, ainda no mesmo dia. Isso eleva o comprometimento, a segurança, a qualidade da entrega das companhias para o cliente ou parceiro.
Fonte: Eletrolar News #146