Skip to content
  • Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Electronics Home México
  • Electronics Home Argentina
  • Interior Lifestyle
  • Latin American Housewares
  • Azul Play Montagem
  • Conveção Brazil Mobile
  • Eletrocar Show
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 Nova pesquisa com membros da International Housewares Association mostra impacto das tarifas no setor de produtos para casa e utensílios domésticos
Feiras internacionais

Nova pesquisa com membros da International Housewares Association mostra impacto das tarifas no setor de produtos para casa e utensílios domésticos

Quase todos os respondentes estão tomando (ou pretendem tomar) medidas como cancelar remessas, mudar de fornecedores e reduzir forças de trabalho

Uma pesquisa recém-lançada pela International Houseware Association (IHA) revelou que quase todas as empresas do ramo vêm sofrendo com tarifas. O levantamento ouviu empresas que compõem a IHA, organização que promove a feira Inspired Home Show. No total, 87% delas disseram ter sido significativamente impactadas pelas tarifas internacionais, e 97% disseram ter sido afetadas em, algum grau.

“Embora a recente redução por 90 dias das tarifas de 145% sobre produtos chineses tenha sido um evento bem-vindo, essa pesquisa demonstra o contínuo e vultoso impacto das tarifas sobre as empresas de produtos para casa e utensílios domésticos – e, no final das contas, sobre os varejistas e consumidores”, disse o presidente e CEO da IHA, Derek Miller.

“Nossos membros nos contam que o cenário atual é extremamente desafiador e torna muito difícil que seus negócios tenham sucesso”, acrescentou Miller. A pesquisa, que ouviu 123 profissionais de empresas desse segmento, ainda trouxe os seguintes dados:

  • 90% das empresas disseram já ter atrasado ou cancelado remessas de produtos;
  • 72% disseram ter absorvido os aumentos nos custos;
  • 62% disseram ter aumentado preços do varejo;
  • 27% reduziram suas forças de trabalho;
  • 47% mudaram sua fabricação para outros países estrangeiros;
  • 8% mudaram sua fabricação para os Estados Unidos

Ainda segundo a pesquisa, 93% das empresas fabricam seus produtos na China. O país liderou entre os locais de produção, seguido por Índia (24%), Vietnã (20%), Taiwan (8%), Europa (7%), Indonésia (7%), Tailândia (5%) e México (3%).

Os respondentes alegam dificuldade para encontrar fornecedores que consigam competir em preço e qualidade com as fábricas chinesas. Também temem a incerteza em torno das tarifas e a rapidez de sua implementação, e o impacto econômico dessas medidas sobre seus funcionários e parceiros.

Tendência de crescimento

Numa pesquisa lançada anteriormente, a IHA notou que o mercado estadunidense de produtos para casa e utensílios domésticos vinha numa tendência de crescimento. Em 2024, o segmento movimentou 1,2% a mais em valor comparado ao ano anterior, e foi um dos poucos segmentos de bens de consumo que teve alta.

Joe Derochowski, vice-presidente da empresa de pesquisa de mercado Circana, citou alguns dos fatores que podem ter levado a esse aumento. Entre eles, uma mudança de comportamento que levou consumidores estadunidenses a comer mais em casa, e a receber mais amigos em casa. A necessidade de substituir produtos comprados na época da pandemia, mudanças em padrões climáticos e inovações interessantes foram outros fatores citados por Derochowski.

Com relação a canais de venda, a pesquisa mostra que 42% das vendas de produtos para casa e utensílios domésticos foram feitas em lojas físicas, e 58% das vendas foram feitas por meio de canais de e-commerce.

Fonte: International Housewares Association

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Segmento de eletros deve fechar o ano com aumento de

26/06/25
Destaque

Eletrolar Show e Expomóvel desenvolvem parceria estratégica

26/06/25
Destaque

Páginas verdes – NEWS

25/06/25
Destaque

Eletrolar Show 2025 amplia sua conexão: de B2B para B2B2C

25/06/25
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
Content in English

Eletrolar Show and Expomóvel develop strategic partnership

29/07/25

The largest electronics trade show in Latin America joins the main furniture circuit of the Northeast to boost the market.

Content in English

Eletrolar Show 2025 expands its connection: from B2B to B2B2C

28/07/25

Event launches new positioning also focused on the end consumer and introduces the Influcom platform, with support from Celso Portiolli.

Content in English

Grupo Eletrolar expands international presence with the launch of the Global Supplier International Trade Show

28/07/25

With the aim of bringing global suppliers closer to the Latin American market, Grupo Eletrolar presents the Global Supplier International

Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.