Skip to content
  • Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Electronics Home México
  • Electronics Home Argentina
  • Interior Lifestyle South America
  • Future Mobility
  • Expo Ferretera
  • Aircon
  • Global Supplier
  • Congress Brazil Mobile
  • Azul Play Montagem
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 Páginas verdes – Grupo Brinox
Destaque Indústria

Páginas verdes – Grupo Brinox

Grupo Brinox: compromisso com um futuro sustentável

Iniciativas ambientais, sociais e de governança moldam a jornada da empresa.

Por Tatiana Sasaki

Céliz Gonzatto,
gerente de RH, sustentabilidade e compliance do Grupo Brinox

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria, Céliz Gonzatto acumula duas décadas de experiência em gestão de pessoas. Com passagem por empresas como Randon e Arezzo&Co., está há oito anos no Grupo Brinox, atuando para consolidar o RH como parceiro estratégico do negócio. Possui especializações nas áreas empresarial e de gestão de pessoas, além de certificação como conselheira TrendsInnovation. Engajada na causa do enfrentamento à violência contra a mulher, é palestrante, mentora e fundadora do Núcleo Caxias do Sul do Grupo Mulheres do Brasil.

No mercado desde 1988, o Grupo Brinox reúne mais de 2.600 itens em seu portfólio, distribuídos entre quatro marcas: Brinox, Coza, Haus Concept e Rasco. Com a missão de oferecer soluções que transformem positivamente o dia a dia das pessoas, a empresa se consolidou como um dos principais players de houseware do Brasil.

Presente em todos os Estados brasileiros, também exporta para países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Oriente Médio. Conta com unidades fabris e centros de distribuição em Caxias do Sul (RS) e Linhares (ES), showroom em São Paulo, escritório de apoio logístico em Guangzhou, na China, e parceiros comerciais em todos os continentes.

Comprometido com a sustentabilidade, o Grupo Brinox adota práticas responsáveis em toda a sua cadeia produtiva. Utiliza energia de fonte renovável em seus processos industriais e, mais recentemente, passou a investir no desenvolvimento de linhas fabricadas com materiais reciclados. O compromisso com a redução do impacto ambiental está presente em todas as etapas: da escolha de matérias-primas e fornecedores à produção, logística e destinação final dos produtos. A seguir, Céliz Gonzatto, gerente de RH, sustentabilidade e compliance, detalha como essa jornada sustentável se materializa na prática.

COMO A BRINOX ESTRUTURA SEU PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE? QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FRENTES DE ATUAÇÃO?

CÉLIZ GONZATTO – Nossa Política de Sustentabilidade está organizada em três pilares: Pessoas, Planeta e Governança. Para colocá-los em prática, criamos o programa Nossa Ca[u]sa, que orienta todas as iniciativas ambientais, sociais e de governança da empresa. No pilar Planeta, atuamos com ações ambientais com foco em economia circular, emissões, uso responsável de recursos e educação ambiental e engajamento. Em Pessoas, trabalhamos temas de responsabilidade social como saúde, segurança, bem-estar, diversidade, equidade e inclusão. Já o pilar de Governança garante transparência nos relatos, gestão ética e avaliação de impactos, alinhando nossas práticas ao nosso propósito de trilhar uma jornada em direção a um futuro sustentável.

QUAIS METAS AMBIENTAIS E SOCIAIS A EMPRESA DEFINIU PARA OS PRÓXIMOS ANOS E COMO PRETENDE ALCANÇÁ-LAS?

CG – Buscamos atender nosso propósito de sustentabilidade através dos objetivos estratégicos do Programa Nossa Ca[u]sa, que direcionam a elaboração de metas, projetos e iniciativas. Nossas metas ambientais estão ligadas à redução de resíduos, circularidade e reaproveitamento de materiais e uso responsável de recursos naturais. No âmbito social, buscamos fortalecer a
diversidade e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Queremos evoluir progressivamente para um ciclo produtivo mais sustentável, e um exemplo concreto é a meta que definimos no último ano: garantir que 30% da matéria-prima dos produtos Coza seja composta por polímeros reciclados até 2030. Para isso, estamos implementando controle de insumos, incentivando a redução do uso de materiais virgens e aplicando ferramentas de design ecoeficiente nos produtos.

DE QUE FORMA A BRINOX ATUA PARA REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL EM SUA CADEIA PRODUTIVA?

CG – Nosso olhar é para todo o ciclo de vida do produto, da escolha da matéria-prima e do fornecedor, passando pela produção e logística, até a destinação final. Investimos em ferramentas de economia circular para desenhar produtos e embalagens com foco na redução do impacto ambiental. Através da hierarquia dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), focamos na redução de componentes, na priorização de materiais reciclados e recicláveis, no gerenciamento otimizado de sucata e no reaproveitamento de resíduos, além de sensibilizar e educar todos os atores envolvidos.

CADA VEZ MAIS INDÚSTRIAS INVESTEM EM LOGÍSTICA REVERSA E DESCARTE CONSCIENTE. QUAIS INICIATIVAS NESSE SENTIDO JÁ ESTÃO EM PRÁTICA NA BRINOX?

CG – Nas nossas lojas próprias, os clientes encontram Pontos de Entrega Voluntária para devolver utensílios domésticos usados, garantindo uma destinação ambientalmente correta. Também incentivamos a redução de embalagens descartáveis com iniciativas como “Pode ser na Caixa”, integrada ao Programa de Fidelidade Sustentável das Lojas Brinox, que recompensa atitudes responsáveis e promove conscientização e impacto positivo. Outra iniciativa que promove o descarte correto passa pelo processo de design dos nossos produtos, priorizando peças feitas de um único material para facilitar sua reciclagem pós-consumo e pela padronização das informações nas embalagens para orientar o descarte pelo consumidor.

QUAIS AÇÕES VOLTADAS À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CARBONO A EMPRESA IMPLANTOU NAS FÁBRICAS E CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO?

CG – Toda a nossa produção é movida por energia limpa, com 100% das instalações abastecidas por fontes renováveis. Essa iniciativa evita a emissão de centenas de toneladas de CO² todos os anos. Somado a isso, adotamos medidas contínuas para otimizar processos e reduzir nosso consumo energético. Nossas práticas de circularidade também contribuem para a redução da pegada de carbono, por meio da redução de sucata, diminuição de desperdícios e destinação otimizada dos resíduos, priorizando a reciclagem e o desvio de aterros sanitários.

COMO A BRINOX TRABALHA O PILAR SOCIAL DO ESG, ESPECIALMENTE NO RELACIONAMENTO COM COLABORADORES, COMUNIDADES E FORNECEDORES?

CG – Valorizamos um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e com oportunidades de crescimento, promovendo treinamentos contínuos e programas voltados à saúde e qualidade de vida. Na relação com fornecedores, exigimos práticas responsáveis e compramos 80% das matérias-primas no mercado nacional, além de estarmos trabalhando em critérios socioambientais para acompanhamento de toda a cadeia produtiva. Nossa atuação social também é um pilar essencial. Atuamos ativamente no enfrentamento da violência contra mulheres. Um problema urgente, de raízes sociais e culturais, que afeta milhões de brasileiras.
Para conscientizar a sociedade sobre a importância de enfrentar e prevenir esse problema, criamos o movimento Todas*Seguras, estruturado em quatro pilares: mobilização interna, atuação nas comunidades, formação de mulheres para o mercado de trabalho e um produto social, que a partir da venda de um copo exclusivo reverte recursos para projetos e entidades que apoiam mulheres em situação de violência doméstica. Desde 2018, nosso compromisso já possibilitou a capacitação de mais de 400 mulheres, impulsionando carreiras e criando oportunidades.

A EMPRESA UTILIZA MATÉRIAS-PRIMAS RECICLADAS OU RECICLÁVEIS NA PRODUÇÃO? PODE DETALHAR EM QUAIS LINHAS?

CG – Sim. Nossas principais matérias-primas (alumínio, inox e polímeros PP) são 100% recicláveis. Também priorizamos o uso de insumos reciclados no nosso portfólio de produtos. Para a Coza, na linha Flora, por exemplo, incorporamos polímeros PCR (plásticos pós-consumo), oriundos de produtos já utilizados e descartados pelo consumidor. Iniciativa que contribui para reduzir o uso de plásticos virgens, diminuir emissões de gases de efeito estufa e incentivar a reciclagem, fortalecendo cooperativas e catadores. A linha Flora Ocean avançou ainda mais ao utilizar polímeros reciclados coletados em cidades próximas ao litoral, estimulando a economia circular em comunidades costeiras e ajudando a evitar que esses resíduos cheguem aos oceanos. Já a linha Green Planet da Brinox foi desenvolvida com estrutura de alumínio reciclado e cabos regenerados com matérias-primas renováveis. Só nessa linha, já aplicamos mais de 54 toneladas de alumínio reciclado, reforçando nosso compromisso com a circularidade.

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DAS LINHAS GREEN PLANET E FLORA OCEAN E QUAL A IMPORTÂNCIA DELAS NO PORTFÓLIO DO GRUPO?

CG – Essas linhas traduzem nossa visão de futuro, produtos com menor impacto ambiental que convidam o consumidor a ser parte ativa dessa transformação. A linha Green Planet trouxe panelas com alumínio reciclado e cabos regenerados, enquanto a Flora Ocean utiliza como matéria prima plásticos pós-consumo coletados em cidades a até 50 km do litoral, contribuindo para a prevenção da poluição marinha. O grande desafio foi desenvolver fornecedores e tecnologias alinhados às nossas premissas de sustentabilidade, e que se adequassem ao processo produtivo existente, mantendo o padrão de qualidade e design do Grupo Brinox, com um produto atraente ao consumidor final, sem perder a pegada ambiental reduzida.

Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #168

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Ar-condicionado: temporada de primavera e verão promete aquecer mercado 

23/09/25
Destaque

Páginas verdes – Grupo Brinox

23/09/25
Destaque

Caderno Eletrocar – A festa da eletromobilidade

22/09/25
Destaque

ES 2025 / Compradores – Inovações impulsionam o varejo

22/09/25
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
COBERTURA DA FEIRA

 LAB SYSTEM: Serviços voltados à certificação de produtos

23/09/25

Instituto recebeu em 2024 a nova acreditação em eletrodomésticos Há 25 anos no mercado, com 60 escopos de certificação, o

Indústria Lançamentos

Elgin relança clássica Máquina de Costura Manual B3 em versão retrô

23/09/25

Marca resgata legado com máquina de costura manual, que combina durabilidade e estilo para antigos consumidores e novos públicos  A

Destaque Indústria

Ar-condicionado: temporada de primavera e verão promete aquecer mercado 

23/09/25

Indústria apresenta aparelhos com alta tecnologia e preços acessíveis por Gustavo Sumares  Com a proximidade dos dias mais quentes, o

Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.