Skip to content
  • Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Electronics Home México
  • Electronics Home Argentina
  • Interior Lifestyle South America
  • Future Mobility
  • Expo Ferretera
  • Aircon
  • Global Supplier
  • Congress Brazil Mobile
  • Azul Play Montagem
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 LOGÍSTICA/TRANSPORTE Setor se reinventa para superar a crise
Destaque Serviços

LOGÍSTICA/TRANSPORTE Setor se reinventa para superar a crise

Por Dilnara Titara

As empresas de logística tiveram que se adaptar às medidas implementadas para a prevenção contra o novo coronavírus. Quando governos estaduais e municipais determinaram o fechamento de praticamente todas as atividades comerciais, os reflexos foram grandes e atingiram toda a cadeia produtiva, incluindo o setor de cargas e logística.

Marcelo Florio, diretor comercial do Grupo Protege.

Na adaptação aos novos protocolos, as empresas do setor precisaram se reinventar. “A nossa atividade foi considerada essencial e de utilidade pública por decreto presidencial. Por isso não paramos, mas revisitamos
os processos e adotamos novas medidas para nossos colaboradores”, conta Marcelo Florio, diretor comercial do Grupo Protege.

Nos últimos anos, a KM Cargo estava focada no transporte aéreo nacional, diz Kleber Pavan, diretor financeiro da empresa. “Então, um dos maiores impactos para nós foi o cancelamento de voos, afetando toda a malha aérea. Tivemos que nos reinventar com nossos caminhões blindados e aderir a todas as medidas sanitárias.”

Kleber Pavan, diretor financeiro,
e Mauro Pavan, diretor comercial, da KM Cargo

Perfil do transporte

A evolução do e-commerce colaborou para a atuação do setor de logística, apesar da redução dos volumes transportados em função da

Edson Carillo, vice-presidente de educação da Abralog

retração econômica. “Com o fechamento das lojas, os produtos chegaram diretamente aos domicílios dos consumidores impulsionados pelas vendas online”, comenta Edson Carillo, vice-presidente de educação da Associação Brasileira de Logística (Abralog).

“A pandemia fortaleceu as vendas online, principalmente de produtos
eletrônicos.”

Com a popularização da internet e muito pela necessidade, durante a pandemia, as compras online se fortaleceram e passaram a impactar diretamente os números do transporte de carga no País. A alavancagem das vendas online ampliou o mercado para o setor de logística.

O Mercado Envios, braço logístico do Mercado Livre, registrou crescimento muito grande no seu volume de operação do e-commerce na América Latina, relata o vice-presidente Leandro Bassoi. “Cresceu mais de 100% em pacotes enviados. As pessoas experimentaram a compra online, mudaram o hábito e passaram a adquirir produtos de forma diferente.”

Repensando os negócios

A dinâmica dos dias atuais gerou a necessidade de repensar os negócios. “Os varejistas, aos poucos, vêm buscando implantar centros de distribuição em estados estratégicos, visando diminuir o valor do frete e do prazo de entrega”, conta Mauro Pavan, diretor comercial da KM Cargo. Essas novas operações facilitam e agilizam a entrega dos produtos ao consumidor. Neste ano de 2020, o Mercado Envios anunciou a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil, informa o vice-presidente. “Um deles já está em operação, com o objetivo de duplicar a capacidade de armazenamento e de processamento de encomendas.”

O incremento das vendas online trouxe o desafio de entregas mais ágeis, fracionadas e geograficamente ampliadas. “O cliente quer, cada vez mais, agilidade, e isso gera para a cadeia logística a necessidade de se reinventar e se adaptar aos novos tempos”, destaca Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur.

Apoio da tecnologia

O modal viário é o mais utilizado no Brasil. “Apesar de o País possuir larga malha, ela está abaixo do adequado quando comparada a outras nações”, diz Sérgio. “Usualmente, a logística tem impacto de 5% a 10% sobre o valor das mercadorias. As questões sobre infraestrutura são particularmente mais relevantes quando a utilização está próxima do limite”, explica Edson.

“Foi registrado crescimento muito grande em nosso volume de operação do e-commerce na América Latina – mais de 100% em pacotes enviados.”

A intensificação do uso da tecnologia tem colaborado muito para superar o desafio logístico no País, destaca Sérgio. “Isso ocorre por meio de ferramentas que nos permitem, por exemplo, traçar trilhas internas e externas mais eficientes, seguras e sem custos desnecessários.”

“Estamos otimistas em relação ao mercado logístico para 2021.”

Sérgio Franca,
diretor da Prosegur

Os serviços digitais para organizar, divulgar e vender produtos mostram oportunidades à logística e ao transporte. “Devemos continuar a sentir o incremento da entrega em domicílio. A conveniência ganha espaço no varejo”, diz Edson. “A pandemia fortaleceu as vendas online, principalmente de eletrônicos”, conta Marcel. “Entendemos que ainda haverá enorme crescimento do e-commerce, segmento que virou realidade no País”, atesta Mauro. A tendência é o segmento se adaptar às necessidades atuais, afirma Sérgio. “Estamos otimistas em relação ao mercado logístico para 2021”, resume.

Fonte: Eletrolar News edição 139

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Segmento de eletros deve fechar o ano com aumento de

26/06/25
Destaque

Eletrolar Show e Expomóvel desenvolvem parceria estratégica

26/06/25
Destaque

Páginas verdes – NEWS

25/06/25
Destaque

Eletrolar Show 2025 amplia sua conexão: de B2B para B2B2C

25/06/25
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
Feiras e Eventos Indústria

Grupo Eletrolar prestigia celebração dos 30 anos da Eletros em Brasília

28/08/25

As comemorações dos 30 anos da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) tiveram início no dia 26 de

Soundbar 800MK2 da JBL
Lançamentos Tecnologia

JBL atualiza linha de soundbars com modelos de até R$ 6.799,00

28/08/25

A JBL anunciou hoje o lançamento de uma nova linha de soundbars. Os modelos JBL BAR 500MK2, JBL BAR 800MK2

Fogão quatro bocas CFO4VCE, da Consul.
Indústria Lançamentos

Consul lança três novos fogões de entrada

28/08/25

Aparelhos de quatro bocas contam com forno de 58 litros e já estão disponíveis na loja oficial da empresa A

Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.