ARTIGO – ABCOMM
E-commerce: 5 estratégias de precificação para se atentar
As estratégias de precificação no e-commerce são fundamentais para viabilizar a rentabilidade dos negócios, além de atrair clientes, alavancar vendas e ganhar marketshare. Veja algumas estratégias de precificação utilizadas no e-commerce:
1. Monitoramento: Acompanhar os preços do mercado é prática fundamental para ter dados e informações corretas e atualizadas visando tomar decisões acertadas, incluindo a de ajustar os próprios preços para manter o posicionamento da marca no mercado ou até se manter competitivo.
2. Participação no mercado: Ao definir preços inicialmente baixos para entrar em um novo mercado ou lançar novo produto, a empresa atrai clientes rapidamente e ganha participação. Porém é importante aumentar os preços somente após estabelecer uma base sólida de clientes.
3. Curva ABC: Definindo a curva ABC de seu portfólio, a empresa pode trabalhar com uma margem menor para determinados produtos e definir quais são de alto valor. Ao precificar de maneira mais competitiva, a tendência é de um maior volume de vendas e, nesse caso, atenção aos prazos de entrega, que devem ser atraentes para melhor competitividade.
4. Exclusividade: A empresa pode cobrar preços mais altos para produtos de alta qualidade ou exclusivos, criando uma percepção de luxo e prestígio.
5. Descontos: Realizar promoções e descontos por tempo limitado é ótimo para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Oferecer cupons de desconto, programas de fidelidade e ofertas especiais para incentivar compras repetidas são algumas opções. Também é válido aproveitar eventos e promoções sazonais.
Fonte: Eletrolar News Ed. 161