ARTIGO – ABCOMM
E-COMMERCE 5.0: COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE OTIMIZAR AS VENDAS DE ELETROELETRÔNICOS
O e-commerce no Brasil segue em constante expansão. De acordo com dados da ABComm, faturou R$ 185,7 bilhões em 2023, com destaque para o segmento de eletroeletrônicos, que representou 30,2% das vendas, sendo 10,53% em eletrônicos e 19,67% em eletrodomésticos. A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado peça-chave no cenário, aprimorando a experiência de compras e impulsionando o faturamento.
O uso dessa tecnologia também é a oportunidade para melhorar o desempenho de SEO das páginas de produtos. A IA facilita as descrições, gerando conteúdos ricos, que destacam as especificidades técnicas e vantagens de cada item à venda, facilitando a compreensão e atraindo o consumidor certo.
Em vez de depender de produções em estúdio, é possível gerar representações em diferentes contextos, como, por exemplo, ter a geladeira na cozinha com variações de cores e estilos de decoração. Com isso, o comprador tem uma experiência imersiva e visualiza melhor como o produto se integra ao seu espaço, o que aumenta a confiança na compra e torna o processo mais personalizado.
A IA permite a comunicação hiperpersonalizada nas campanhas de vendas, adequando ofertas ao perfil específico de cada cliente. Com base no histórico de compras e nas preferências individuais, o sistema pode sugerir produtos complementares, como geladeiras, adegas ou cooktops para quem recentemente adquiriu um micro-ondas, por exemplo.
Consegue, também, ajustar as campanhas a partir de dados como idade, estado civil e presença de filhos, criando experiências de compra que realmente ressoam com o comprador. Esse nível de personalização amplia o engajamento, torna as ofertas mais relevantes e aumenta as chances de conversão.
Fonte: Eletrolar News Ed. 164