Artigo FECOMERCIOSP

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO (FECOMERCIOSP)

BONS VENTOS PARA O E-COMMERCE

Kelly Camargo, assessora econômica

A pandemia de covid-19 mudou, de forma significativa, o ambiente de negócios. Diante das medidas de isolamento, a alternativa encontrada pelas empresas foi a digitalização. Os consumidores, por sua vez, foram obrigados a encontrar outras formas para atender às novas necessidades impostas pelo momento.

De acordo com pesquisa realizada pela FecomercioSP – em parceria com a Ebit/Nielsen –, o faturamento do e-commerce paulista registrou crescimento de 27% em 2020, desempenho puxado, principalmente, pela venda de bens duráveis.

Com a retomada gradual da atividade econômica, a expectativa é de continuidade do crescimento das vendas do setor, com a integração dos canais online e offline, proporcionando ao consumidor a melhor experiência omnichannel. O processo de digitalização passa da urgência para o amadurecimento das estratégias de vendas.

Nesse sentido, a Black Friday seguirá a tendência dos anos anteriores, mas com o diferencial de que o consumidor terá mais acesso a informações e, mesmo que decida realizar uma compra no varejo físico, poderá utilizar o canal digital para comparar preços e fazer a escolha mais assertiva. Esse é o diferencial da integração dos canais de vendas.

Por fim, é crucial que as empresas tenham cautela para traçar as estratégias de vendas e formar estoques em datas promocionais, levando em conta que a pandemia ainda está em curso e muitas incertezas permeiam os ambientes econômico e social.

Fonte: Revista Eletrolar News #144

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários