GREEN ELETRON – O varejo é fundamental na logística reversa de eletrônicos e pilhas

O varejo é fundamental na logística reversa de eletrônicos e pilhas

Ademir Brescansin, gerente-executivo

Milhões de toneladas de lixo eletrônico, se descartadas da forma errada, podem gerar prejuízos ao solo, à água e à saúde humana. A criação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) em 2010 foi um passo importante para mudar essa realidade, e ainda estamos avançando.

Nessa cadeia, todos têm um papel fundamental, do fabricante, que deve estar atento ao destino dos equipamentos, aos consumidores, que devem descarta-los corretamente. Entre as “pontas” que completam o ciclo e permitem a reinserção de matérias-primas valiosas no mercado, há uma de que não podemos esquecer: o varejo.

Ele tem a obrigação legal de receber os produtos dos consumidores e entregá-los aos fabricantes e importadores para a destinação correta. Isso ocorre porque o varejo é o ponto mais próximo do consumidor, que, por sua vez, precisa encontrar um local adequado para o descarte dos produtos que não têm mais utilidade, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Green Eletron.

Algumas lojas não precisam, necessariamente, ter um coletor físico, mas devem instruir os cidadãos a buscarem o PEV mais próximo. Hoje, a Green Eletron é a maior gestora de logística reversa de eletrônicos e pilhas do País, com quase 30 parceiros varejistas, aos quais agradecemos pelo empenho nessa troca de grande valor. Seguimos abertos para a ampliação das parcerias porque, com todas as pontas unidas, conseguimos fazer essa roda girar.

Fonte: Revista Eletrolar News #143

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários