BICICLETA – Trabalho, esporte e lazer
A disseminação do uso da bicicleta como meio de transporte, o aumento do número de ciclovias, as pedaladas em horas de lazer, a importância dada hoje ao exercício físico e a maior consciência da necessidade de não poluir o planeta fazem da categoria uma das mais cotadas para registrar grandes vendas no Natal, com produtos para todos os bolsos, gostos e idades. A indústria e o varejo estão alinhados para tal fim.
Nos últimos cinco anos, os fabricantes de bicicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM), no Amazonas, investiram R$ 200 milhões em suas plantas e anunciaram outros R$ 40 milhões para os próximos dois anos, que serão aplicados na modernização de instalações, aquisição de equipamentos, desenvolvimento de tecnologias, capacitação profissional e novidades em produtos, informa a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Cyro Gazola, vice-presidente do segmento de bicicletas da associação, diz que o setor tem registrado aumento de produção desde o segundo semestre de 2018 e está com projeções otimistas para 2019. “No acumulado do ano, até agosto, a produção somou 592.844 unidades, o que corresponde a uma alta de 19,3% na comparação com mesmo período de 2018 (496.859 unidades). Este ano, o PIM deve produzir 857 mil bicicletas, crescimento de dois dígitos em relação a 2018. São bicicletas de médio e alto valor agregado, com demanda aquecida devido à qualidade, segurança, eficiência e preços competitivos oferecidos aos usuários.”
Lazer e aventura
O gosto por trilhas e aventuras, bem como por passeios em ciclovias e parques, estimula a produção de novos modelos. A Caloi tem bicicletas para diversos públicos, diz Beatriz Vigeta, diretora comercial de key account da empresa. “Hoje, enxergamos duas tendências importantes. As bikes com uma pedalada descomplicada e de menor manutenção, que consequentemente têm custo competitivo, e as bikes elétricas. Nessas duas categorias, temos dois importantes lançamentos, apresentados na 14ª Eletrolar Show: linha Twister 7 velocidades e a Caloi E-Vibe Urbana, que chega ao mercado no primeiro semestre de 2020.”
A sociedade, tanto em grandes como nos pequenos centros urbanos, evoluiu sua visão sobre o uso da bicicleta para além de meio de transporte ou de lazer, diz Adilson Custódio, diretor comercial da Houston. “Ela também é um objeto de identidade, o ciclista demonstra quem é. Hoje, na criação das bicicletas, não se pensa só em velocidade e segurança, mas também no design e conforto que as novas tecnologias podem proporcionar. As nossas bicicletas da linha HT, modelos 90 e 81, são as de maior destaque por seu desempenho, segurança e configurações que se adequam aos diversos tipos de terreno, trazendo maior conforto e aventura ao pedalar.”
Diretor-geral da Track & Bikes, David Kamkhagi também destaca a importância da tecnologia no mercado de bicicletas. “Estamos sentindo claramente uma migração dos produtos aro 26 para os de aro 29. Não se trata de mais um modismo, mas sim de uma realidade que o mercado de bicicletas vem atravessando. Esses modelos agregam componentes de maior tecnologia, elevando o tíquete médio dos produtos, e têm enorme demanda nos tempos atuais.” Os modelos aro 29 TB Niner e TKS Alumínio da marca são dois exemplos.
Black Friday e Natal
As empresas se preparam para as duas grandes datas. “Vemos o comportamento do consumidor mais agressivo e o mercado no Brasil mais maduro. O equilíbrio entre as datas deve se manter e, consequentemente, o Natal tende a registrar vendas com leve crescimento em relação ao ano passado”, diz a diretora comercial de key account da Caloi.
O diretor comercial da Houston também acredita em vendas melhores. “Temos a expectativa de crescimento de 10% sobre 2018”, conta, baseando-se, também, nas atualizações dos produtos. “A versatilidade é uma das vantagens que os estudos de engenharia trouxeram para as mais recentes bicicletas.”
As empresas têm que estar atentas às principais mudanças e tendências de consumo, diz o diretor-geral da Track & Bikes. “Estamos vivendo momentos de transformação, em que a consciência das pessoas passa por economia de tempo, de dinheiro, e por mais lazer. Em 2019, o setor terá crescimento acima de dois dígitos. Ele ainda sofre com a elevada carga de impostos, algo em torno de 70%, mas nossa expectativa é bastante otimista para os próximos meses. Temos todo o verão para pedalar mais forte em 2020.”
Modelos para as datas
Caloi
A Caloi apresenta o principal modelo da linha adulta de lazer e seu mais recente lançamento, a Vulcan, bicicleta estilo MTB, aro 29, quadro de alumínio e câmbio Shimano. Dentre as 12 bikes de aro 12 e 16 redesenhadas, voltadas ao público infantil de três a sete anos, da linha Caloi Ceci e Power Rex, e as de personagens, Barbie, Minnie, Spider Man e Hot Wheels, destaca a nova licença no aro 16, a bike do Luccas Neto, que já vem se mostrando um sucesso de vendas e de aceitação pelo público infantil.
Houston
Para as datas, a Houston destaca a HT 90, equipada com componentes Shimano e itens ADX (Audax). Disponível em duas cores, vermelho e cinza fosco, tem quadro de alumínio, câmbio traseiro Shimano Altus e cassete 8V, que possibilita até 24 velocidades. E a HT 81, com quadro de alumínio 6061, tem geometria voltada ao público feminino, com tamanhos 13” (S), 15” (M) e 17” (L). Para aumentar o conforto, são adaptadas proporcionalmente a esse biotipo, não restringindo o uso por idade. Trazem segurança e firmeza no pedal.
TRACK & BIKES
A Track & Bikes destaca duas bicicletas destinadas ao público juvenil/adulto, a partir de 16 anos. Uma delas é a aro 29 TB Niner, com freios a disco, garfo de suspensão dianteira, quadro de aço, passadores de câmbio indexado, 21 velocidades, mesa de guidão de alumínio e aros parede dupla. E a aro 29 TKS Alumínio, vem com grupo Shimano, passadores de marcha tipo borboleta, quadro de alumínio tamanho 17, garfo de suspensão dianteira, mesa e guidão de alumínio, cubos de alumínio com rolamento e blocagem rápida, aros parede dupla.
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 133