Descarte de eletroeletrônicos vira desconto na Casas Bahia
Ação em parceria com a Green Eletron reforça compromisso com a economia circular, em linha com as iniciativas ambientais da companhia
O Grupo Casas Bahia está investindo em uma ação para fomentar o consumo consciente durante a Black Friday deste ano. Nos dias 25 e 26 de novembro, os clientes que descartarem eletrônicos de informática e eletrodomésticos na megaloja da Marginal Tietê, em São Paulo-SP receberão cupons de 5% de desconto para utilizarem nas compras na loja. Os cupons são válidos apenas nessa unidade e cada consumidor poderá ativar um cupom por CPF, não acumulativo com outros cupons.
Para Deia Nunes, Diretora Executiva de Gente, Gestão, ESG e Comunicação Corporativa do Grupo Casas Bahia, o objetivo da iniciativa é conscientizar os consumidores sobre o descarte correto de produtos ao fim de sua vida útil. “Temos trabalhado nesta frente desde 2019 e nesta ocasião, vamos oferecer descontos em troca de eletroeletrônicos descartados. Nosso intuito com essa ação é incentivar o hábito de descarte correto de eletroeletrônicos”, afirma a executiva.
A iniciativa faz parte do Programa de Reciclagem Reviva, que atua na coleta de materiais recicláveis e também na destinação adequada dos materiais descartados pelos clientes nos coletores de eletroeletrônicos disponíveis nas lojas e demais unidades. Atualmente, o Grupo mantém 721 pontos de coleta distribuídos em lojas de 22 estados e Distrito Federal. Apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram recolhidas mais de 4 toneladas de resíduos. Desde 2019, esse número ultrapassa 25 toneladas, com todo o material sendo enviado para a Green Eletron, entidade gestora de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias.
Deia destaca também o papel dos vendedores na conscientização dos consumidores. “Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Por isso, investimos continuamente em comunicação para que nossos vendedores orientem os clientes a descartarem seus dispositivos sem uso nos coletores disponíveis nas lojas”, conclui.
“Lidar com resíduos eletrônicos é um desafio enorme. Esses produtos, quando destinados inadequadamente, podem causar prejuízos para a natureza e, consequentemente, para a nossa saúde. Por isso essa iniciativa é tão importante. Como principal entidade gestora de logística reversa do setor no Brasil, ficamos orgulhosos dessa parceria. Com a gestão dos coletores e o envio do volume coletado para as recicladoras homologadas em nosso sistema, garantimos a reciclagem e o reaproveitamento de insumos valiosos pelo mercado”, explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
Confira a lista de produtos que podem ser descartados na loja:
Eletrodomésticos – Batedeira, liquidificador, cafeteira entre outros.
Eletrônicos de informática – teclados, mouses, monitores, CPUs, notebooks, videogames, controles remotos, baterias e pilhas, celulares e cabos de informáticas.
Fonte: Grupo Casas Bahia