FIESP – No rumo certo

Paulo Skaf, presidente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Em seu primeiro ano, o governo Bolsonaro conseguiu vitórias importantes para o Brasil. Aprovou a reforma da Previdência e a Lei da Liberdade Econômica, concluiu o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e modernizou normas de segurança do trabalho. Há uma agenda de reformas estruturais em curso que deve ser mantida e aprofundada a fim de garantir a estabilidade a longo prazo. O governo optou por priorizar uma agenda mais estrutural, voltada à oferta, em detrimento de uma de curto prazo com estímulo à demanda. Essa opção traz resultados mais demorados, porém sustentáveis.

Ainda precisamos avançar em questões essenciais, como as propostas de emenda constitucional (PECs) do Pacto Federativo, Emergencial, e dos Fundos Públicos, além das reformas administrativa e tributária. Realizar essas reformas é essencial para garantir que os gastos públicos vão voltar a caber no nosso PIB e as conquistas recentes não se perderão.

“Em seu primeiro ano, o governo Bolsonaro conseguiu vitórias importantes para o Brasil.”

Neste ano, também precisamos atacar a questão dos juros altos para que as empresas invistam e gerem empregos. A Selic está no seu piso histórico, mas as taxas aos tomadores finais, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, seguem altíssimas. Está havendo crescimento acelerado do mercado de títulos e empréstimos que circulam fora do mercado bancário tradicional, o que é excelente notícia. Esperamos que, com a consolidação do open banking, do cadastro positivo e maior atuação das fintechs nesse segmento, a concorrência aumente de forma a reduzir os juros.

Ainda há muito a ser feito, mas creio que, após um ano de diversas conquistas, seguimos no rumo certo para uma recuperação econômica vigorosa e com abundância de crédito, juros mais baixos, e a geração de emprego e renda de que o País tanto necessita.

Fonte: Revista Eletrolar News Ed. 135

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários