Latin American Electronics e Latin American Housewares
Profissionalismo das feiras foi ressaltado por agentes internacionais e expositores
Dedicadas às marcas internacionais, a Latin American Electronics e a Latin American Housewares, realizadas junto com a Eletrolar Show, receberam centenas de expositores, que apresentaram suas inovações nas categorias de eletroeletrônicos e de utilidades domésticas. A China Chamber of Commerce for Import & Export of Machinery & Electronic Products (CCCME) trouxe 180 empresas às feiras.
Ma Jiayl, assistente de projeto da CCCME, destacou que a China é o principal parceiro comercial do Brasil há 14 anos consecutivos. “Em 2023, o comércio bilateral entre a China e o Brasil foi de US$ 181,53 milhões, crescendo 6,1% ante 2022. A estreita relação entre os dois países proporciona a base mais sólida para o acesso das empresas chinesas ao mercado latino-americano.”
Os resultados agradaram aos expositores, e muitos deles já esperam pela edição de 2025, contou Ma. “Na feira, eles encontraram seus clientes, conquistaram novos e aprenderam mais sobre as necessidades do mercado sul-americano. Como maior economia da América Latina e a nona do mundo, o Brasil tem alto número de consumidores e um mercado de eletros em rápido crescimento.”
Rodadas de negócios
Mais de 110 rodadas de negócios foram realizadas durante as feiras. O Instituto Brasileiro de Relações Empresariais Internacionais (IBREI) trouxe 10 compradores do Chile, da Guatemala, da Colômbia, do Equador, do México e da Bolívia. As feiras reuniram grandes importadores, que vieram à LAE em busca de novidades em produtos e de tecnologia, além de novos fornecedores, lançamentos, preços competitivos, qualidade e confiança”, disse Gilberto Bueno, diretor comercial e de eventos do IBREI.
Os compradores elogiaram muito a estrutura do evento, a quantidade de expositores e a variedade de produtos em exposição, contou Gilberto. “O atendimento da equipe da feira foi impecável. O IBREI enxerga a feira como a maior possibilidade de negociação internacional do setor e, com sua ampliação para o México, acredita que se torna uma referência na América Latina.”
Com uma cultura de rodada de negócios internacionais executada em poucas feiras aqui no Brasil, a LAE proporcionou oportunidades aos compradores. Promoveu a possibilidade de levarem lançamentos e novidades do setor com preços competitivos aos seus países. “As negociações levam um tempo para se concretizar, mas já temos informações de que haverá importações de bicicletas, equipamentos de celulares e eletrodomésticos”, disse o diretor.
Palavra dos compradores
Representante da importadora El Gato SA, do Equador, o engenheiro Jorge Guamán Toscano se interessou, na feira, por itens de tecnologia médica e utilidades domésticas. Está prestes a fechar negócios com cinco fornecedores. “Expandimos nossa rede com amigos que conhecemos no IBREI e estamos em contato com fornecedores do Brasil, México, Bolívia e Colômbia”, disse.
A empresa expandiu uma nova linha de negócios e conseguiu preços melhores, contou Jorge, que esteve nas rodadas de negócios. “Elas foram muito úteis, bem como a ajuda prestada pelos intérpretes. Foi importante participar da feira para conhecer novas tecnologias, produtos inovadores, novos fornecedores e melhores preços.”
Gerente-geral da Aura Systems, Andrés Costa aprovou as rodadas de negócios. “Ajudaram-me a aprender sobre vários tipos de produtos e novas possibilidades de negócios”. Na feira, os produtos que mais chamaram sua atenção foram os smartwatches e os projetores portáteis.
No evento, conseguiu novas oportunidades de negócios e maior exposição da marca. “A feira é importante porque permite que grandes, médios e pequenos empresários apresentem os seus produtos e negócios para vários tipos de compradores de diferentes regiões e países”, disse Andrés.
A Nipponflex Bolívia voltou sua atenção para as bicicletas elétricas e os purificadores de água. “A feira ajudou nosso negócio no acesso a fornecedores com variedade de produtos, qualidade e preços diretos de fábrica”, disse Nadia Floes, diretora de negócios, que participou das rodadas e gostou do resultado. “A Eletrolar Show é importante para o segmento de eletros, porque a tecnologia e a inovação têm que estar presentes nas casas e cobrir as necessidades básicas das pessoas.”
Eletroportáteis como cafeteiras, máquinas de café expresso e air fryers se destacaram, contou Juan Camilo Uribe, CEO da Plus Solutions. “Tivemos boas oportunidade de negócios, que serão consolidadas em compras. A feira nos permitiu diversificar os fornecedores e as rodadas de negócios foram uma oportunidade para melhorar a oferta. Temos nossa própria marca e estamos constantemente comprando produtos.”
Christian Paris Martinez Garcia, diretor da Monter, do México, se interessou, na feira, pelos relógios digitais, bicicletas elétricas e equipamentos de limpeza e iniciou negociações. “Seria bom, no México, encontrar produtos brasileiros de qualidade”, disse.
A Proserva Produtos e Serviços elegeu como destaques os eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, as bicicletas e motocicletas elétricas, os sistemas de ar-condicionado e de geração de energia solar, iluminação de interiores e acessórios multimídia e de telefonia.
“Na feira, encontramos novos produtos com tecnologias mais avançadas do que conhecíamos e fizemos muitos contatos interessantes para possíveis negócios. Tivemos contato direto com novos fornecedores, avaliamos os produtos e construímos relacionamentos diretos com pessoas de outros países”, disse Julio Cesar Monroy Linares, da direção geral corporativa da empresa.
Investimento em novos clientes
A Realink Expo trouxe 112 empresas, disse o gerente-geral, Li Ningyan. Elas expuseram refrigeradores, aspiradores, secadores de cabelo, coolers, placas-mãe de computadores, alto-falantes, fones de ouvido Bluetooth, copos térmicos e sacos de armazenamento a vácuo.
“O potencial das feiras é o de conhecer novos clientes na América do Sul, especialmente no Brasil, e suas necessidades. A maior parte dos nossos expositores fez contatos com clientes locais, e a comunicação vai se estender nos próximos meses. As feiras foram bem administradas e colaboraram para as empresas expandirem sua rede no Brasil”, disse Li.
Vansn Chen, diretor de vendas da Hot Expo, que trouxe 14 empresas para a Latin American Electronics, disse que os comentários foram positivos e que a cadeia de suprimentos China-Brasil atenderá às necessidades dos dois países. “A maioria conheceu bons varejistas do Brasil. A LAE representa o mercado da América do Sul para muitos fornecedores chineses que querem atuar na região e ainda têm concorrentes limitados.”
Alta qualidade
Foi assim que as empresas trazidas pela HK Huizhan Han classificaram a LAE, disse Carol Zheng, executiva do projeto. “A Heilongjiang Catig, queexpôs chaleira elétrica, cafeteira, e espremedor de frutas, gostou do alto número de visitantes. Para a Brilliant Industry, de utensílios de cozinha em aço inoxidável, o evento foi de alta qualidade. E para a Motor Suzhou Yongjie, que expôs aparelhos de limpeza de alta potência para uso comercial e jardim, o intercâmbio favoreceu a venda e o desenvolvimento de produtos.”
A Sea Ever International trouxe 30 empresas, contou Freya Song, CEO. “O mercado brasileiro é enorme, e os expositores esperavam que essa feira fosse a única e a maior plataforma para compradores de utilidades domésticas. Eles, realmente, fizeram bons negócios e, também, ampliaram o seu networking.”
Sam Liu, gerente-geral da Encore Expo, com uma delegação de 49 expositores que mostraram eletrodomésticos, acessórios de computador e eletrônicos de consumo, disse que a feira foi produtiva. “Teve enorme repercussão nas mídias sociais, no rádio e na TV, tanto que 55% dos nossos expositores reconheceram o gabarito dos visitantes. Eles se reuniram com os principais compradores não só do Brasil, mas também de países vizinhos.”
Profissionalismo, uma marca da feira
A New Century trouxe cerca de 30 empresas. “Elas apresentaram eletrônicos, produtos inteligentes, robô para limpeza de janelas, projetores, acessórios para celulares e periféricos de computador, entre outros itens. Fizeram bons negócios e ampliaram o seu networking. O mercado sul-americano é muito importante, e a Eletrolar Show/Latin American Electronics é a maior e mais profissional feira de eletrônicos da América do Sul”, disse Andy Xiang, diretor de vendas.
Em sua primeira atuação na Latin American Electronics, a Hao Expo trouxe 15 empresas, que expuseram, principalmente, eletrodomésticos e utensílios de cozinha, contou Ivy Kang, gerente do departamento de relações. “A feira foi a plataforma ideal para apresentarem os seus produtos ou marcas. Conheceram ótimos visitantes e expositores. É uma mostra realmente agradável e que vale a pena.” Veja, a seguir, a opinião das empresas.
7SWORD ELECTRONICS CO., LTD.
A 7Sword Electronics Co., Ltd. participou como expositora pela primeira vez. Seus destaques foram os alto-falantes de festa e os alto-falantes PA, com diferentes funções e potências de saída do som.
“O objetivo da nossa vinda à feira foi expandir a presença da marca no mercado sul-americano, captar mais clientes, fazer parcerias e exportar para o Brasil. Foi produtivo”, contou Clay Lee, diretor de marketing da empresa.
CIXI GSTAR ELECTRIC APPLIANCE
Destacou sua air fryer com a marca Gstar. “Viemos para visitar clientes no Brasil, encontrar novos na América do Sul e fazer pesquisas de mercado aprofundadas”, contou o gerente da empresa, Ren Janke.
A Cixi Gstar Electric Appliance participou pela primeira vez da feira, com o objetivo de formar parcerias no Brasil e na América do Sul, bem como ampliar a sua presença no mercado.
DA PAN ELECTRIC APPLIANCE IND.
A marca DA PAN participou pela primeira vez como expositora e destacou a sua adega para vinhos. O objetivo foi expandir a sua presença no mercado, contou Luis Lu, gerente de vendas da Da Pan Electric Appliance Ind.
“Na verdade, já temos uma cooperação de longo prazo com empresas de marcas locais, mas gostaríamos de encontrar mais oportunidades de negócios em outros países. Na feira, conhecemos alguns compradores importantes do Chile e da Colômbia.”
DONGGUAN JINGSHU TECHNOLOGY CO., LTD.
Expôs o monitor gamer e o monitor office, com venda direta da fábrica, o que resulta em preço muito acessível. “Podemos personalizar o logotipo e as especificações do cliente, oferecendo o produto mais satisfatório e de acordo com os hábitos brasileiros”, explicou Amber Pan, responsável pelo estande.
A Dongguan JingShu Technology Co., Ltd. participou pela primeira vez, com o objetivo de exportar seus produtos para o Brasil e ampliar a presença da empresa no mercado. Em sua avaliação, a feira foi muito produtiva.
DONGGUAN HC TECHNOLOGY CO., LTD.
Participou pela segunda vez como expositora e destacou novidades em alto-falantes para festas. “Esses produtos são muito bem recebidos e suas vendas vêm aumentando bastante no mercado brasileiro”, contou Maggie Wu, gerente de vendas.
A Dongguan HC Techonology Co, Ltd. pretende ampliar a sua presença no mercado do Brasil e da América do Sul. Para tanto, já confirmou a sua presença na edição da feira em 2025.
FEILONG HOME ELECTRICAL GROUP CO., LTD.
Expositora pelo segundo ano consecutivo, a Feilong Home Electrical Group Co., Ltd. ome HooHapresentou seu novo Beer Cooler, que pode chegar à temperatura de menos 6 °C, exclusivamente para cerveja. Mais um produto de destaque foi o freezer baú, de alto desempenho.
No ano passado, a empresa teve um bom feedback após a feira e agora irá iniciar negociações com alguns clientes. Com a participação no evento, espera expandir o mercado e firmar uma parceria duradoura com os clientes de seus produtos.
FOSHAN MONTEDOLENT BROTHERS APPLIANCES
Mostrou diferentes suportes, de vários tamanhos, que permitem colocar um televisor de até 120”. “Eles dão um ângulo de visão diferente do ângulo dos produtos tradicionais”, explicou Cherry Xing, gerente de vendas da empresa, que expôs pela primeira vez.
A Foshan Montedolent Brothers Appliances veio à feira para avaliar a demanda de mercado e contatar novos clientes, contou Cherry. “Encontramos nossos clientes antigos, conhecemos novos, com os quais já estamos nos comunicando, e recebemos encomendas.”
FOSHAN KITCHENSTAR
Participou pela primeira vez da feira, como expositora, e apresentou placas de indução, modelos topo de linha para eletrodomésticos de cozinha. Trouxe, também, placas de indução com extrator.
“O objetivo da Foshan Kitchenstar ao vir para o evento foi o de buscar algumas oportunidades de cooperação no mercado brasileiro”, contou a gerente de vendas, Tina Wu.
GUANGZHOU AOKING LEATHER CO., LTD.
Expôs mochilas com display de LED, visando ampliar a participação dos produtos em diferentes países. “A América Latina e a América do Sul são os nossos mercados-alvo nos próximos anos”, explicou Huang Yu, gerente de vendas.
A Guangzhou Aoking Leather Co., Ltd. participou da feira pela primeira vez. Seus objetivos foram a formação de parcerias e a expansão da presença de seus produtos no mercado sul-americano.
GUANGDONG HELENBO HOUSEHOLD ELECTRICAL APPLIANCE CO., LTD.
Levou para a feira aparelhos de ar-condicionado com refrigeração a água. “Esse tipo de produto está em alta, agora é a hora certa de fazer os pedidos de ventiladores e coolers”, disse Zhi Huan, gerente de vendas da empresa.
A Guangdong Helenbo Household Electrical Appliance Co., Ltd. participou pela primeira vez como expositora. Seus objetivos foram a exportação de produtos para o Brasil, a formação de parcerias e a ampliação do mercado.
GUANGDONG LINKFAIR HOUSEHOLD CO., LTD.
Com a marca Linkfair, expôs churrasqueira elétrica familiar. A empresa participou da feira por indicação de um grande cliente da Argentina, com o qual combinou um encontro no evento.
A Guangdong Linkfair Household Co., Ltd. planeja expandir a participação de seus produtos em outros mercados, o que a levou a participar da feira, conforme contaram seus gerentes.
HOMER ELECTRICAL APPLIANCES CO., LTD.
Em sua estreia na feira, apresentou produtos de utilidades domésticas, com destaque para o espremedor. A empresa chegou ao evento por indicação de um cliente no Brasil.
De acordo com os gerentes da Homer Electrical Appliances Co. Ltd., oobjetivo da participação na feira foi a possibilidade de ampliar a presença de seus produtos em novos mercados.
HANGZHOU NEWSOURCES ELECTRONICS CO., LTD.
Expôs amplificador de áudio automotivo, processador de sinal de áudio automotivo e produtos BT, entre outros itens. “Nosso objetivo foi desenvolver o mercado e encontrar compradores no Brasil”, contou Sara Bai, gerente de vendas e projetos da empresa.
A Hangzhou Newsources Electronics Co., Ltd. participou pela primeira vez da feira e fez bons contatos com potenciais clientes. Seu objetivo foi encontrar colaboradores e, também, exportar os amplificadores de áudio automotivo para o Brasil.
JIANGMEN NANGUANG ELECTRICAL APPLIANCE INDUSTRIAL
Trouxe muitos produtos com design e recursos inovadores, ainda inéditos no mercado. “Viemos à feira, em primeiro lugar, porque o mercado brasileiro é o maior da América do Sul em população, o que nos permite encontrar um alto número de potenciais novos clientes”, contou Jenny Chen, gerente de vendas da empresa.
Para a Jiangmen Nanguang Electrical Appliance Industrial, o resultado foi muito proveitoso. “Aderimos à feira todos os anos”, disse Jenny, que fez reuniões com clientes, debates sobre novos projetos, conheceu novas marcas sul-americanas e avaliou as condições do mercado.
NINGBO ALLINE ELECTRONIC TECHONOLOGY
Apresentou na feira novo hub USB, docking station e cabo, além de cabletime com novo design. Em sua segunda participação, buscou distribuidores e apresentou seus produtos com o intuito de exportar para varejistas e lojas online.
No evento, a Ningbo Alline Electronic Techonology encontrou novos parceiros. “O foco é exportar para o Brasil, que é um mercado em expansão e, também, formar novas parcerias”, informou a diretora de vendas da empresa.
NINGBO FOURA INDUSTRY AND TRADE CO., LTD.
A empresa, que desenvolve e fabrica produtos de limpeza para aspiradores profissionais, multifuncionais e inovadores, e atua em todo o mundo, participou pela primeira vez da feira.
“Nosso objetivo foi exportar para o Brasil e, também, estabelecer relações de parceria”, contou a gerente de exposições da Ningbo Foura Industry and Trade Co., Ltd.
NINGBO GOLDEN AGE ELECTRIC CO., LTD.
Expôs grande variedade de produtos. “Seus diferenciais são a alta qualidade e o preço razoável”, disse Wang Panpan, da área de vendas da Ningbo Golden Age Electric Co., Ltd., empresa que já havia participado da feira.
“O Brasil tem um grande mercado de OEM, e o evento pode atrair boas marcas que estão por vir. Estar na feira nos ajuda a ter contato com algumas marcas conhecidas e conseguir clientes”, contou Wang.
NINGBO KONWIN ELECTRICAL APPLIANCE CO., LTD.
Com a marca Konwin, destacou o ventilador elétrico na edição de 2024, sua segunda participação na feira. “Muitos pedidos de nossos parceiros comerciais nos Estados Unidos são do Brasil, então viemos obter algumas informações de marketing que nos serão úteis”, informou a gerência da empresa.
A Ningbo Konwin Electrical Appliance Co., LTD. fez a primeira participação na feira em 2015. “Depois de 10 anos, conseguimos muitos clientes potenciais valiosos em 2024, foi muito produtivo.” A empresa tem interesse em exportar para o Brasil e formar parcerias.
NINGBO SWDK
A marca lançou o esfregão vibratório, sem fio, que simula o movimento da mão para a frente e para trás. Esfrega o chão de forma mais estável e completa. “O produto é exclusivo de nossa empresa e novo no mercado brasileiro, queremos abri-lo para essa novidade”, contou Zhou Lili, gerente de vendas da empresa.
Esta foi a primeira vez que a Ningbo SWDK participou da feira. A empresa espera receber encomendas e colocar o produto no mercado brasileiro. Outro objetivo é estabelecer parcerias.
NINGBO XINGDING
Lançou seu ferro elétrico a vapor, com alta potência e desempenho. “O produto é significativamente superior aos encontrados no mercado por suas inovações tecnológicas”, disse Tony Wang, gerente-chefe de vendas da empresa. Trouxe, também, soluções personalizadas para atender às necessidades dos diferentes clientes e uma equipe para dar aos visitantes informações detalhadas sobre os produtos.
Pela primeira vez na feira, a Ningbno Xingdin expôs seus serviços e estabeleceu relações de cooperação com grandes e potenciais compradores. “Nosso principal objetivo foi aumentar o reconhecimento da marca, as vendas, com promoções especiais, e exportar para o Brasil. Através da interação com os visitantes, tivemos um feedback valioso do mercado”, contou Tony.
SHAOXING MONA WATER PURIFICATION TECNOLOGY CO., LTD.
Com a marca Monapure, expôs purificador de água. “A América do Sul é o nosso mercado mais importante desde a pandemia, os visitantes são profissionais. Agradecemos que a Encore tenha nos ajudado a participar do matchmaking. Conseguimos dois novos clientes, foi fantástico”, disse Chen Yi, diretor de marketing internacional da empresa.
O ano de 2024 marcou a primeira participação da Shaoxing Mona Water Purification Technology Co., Ltd. na feira. A empresa está empenhada em exportar para o Brasil e, também, em formar parcerias.
SHENZHEN AUTO INTELLIGENCE TECHNOLOGY CO., LTD.
Expôs novos modelos de alto-falantes e fones de ouvido Bluetooth, com design diferenciado e tecnologia avançada, em sua primeira participação na feira. O foco era divulgar a marca Atsom no mercado latino-americano e contatar clientes promissores.
O resultado obtido foi positivo, disse Steven Cheng, gerente de vendas da Shenzhen Auto Intelligence Technology Co., Ltd. “A feira foi muito boa, atingimos o nosso objetivo de ampliar o mercado latino-americano. Queremos exportar para o Brasil, que é o mercado mais importante para nós, e formar parcerias.”
SHENZHEN BEELAN TECHNOLOGY CO., LTD.
Expôs capas para celulares. “Em nosso setor, há muitas marcas líderes e encontramos nossos parceiros que também participaram da feira”, informou a empresa.
A Shenzhen Beelan Technology Co., Ltd. esteve presente pela primeira vez na feira. Seus objetivos foram a maior divulgação dos produtos e a formação de boas parcerias.
SHENZHEN UNIQUE SCALES CO., LTD.
Trouxe um produto que faz a medição da escala de gordura corporal. “Tem tela colorida VA de 5,25” e eletrodos de respiração”, contou Xu Yan Yang, gerente da empresa.
A Shenzen Unique Scales Co., Ltd. participou da feira pela primeira vez. “O Brasil é um mercado-chave para nós, e a feira é bem conhecida em todo o mundo. Queremos expandir o mercado e encontrar parceiros”, disse Xu Yan.
SUNVALLEY (HK) TECHNOLOGY LIMITED
Apresentou as mais recentes inovações em luminárias de mesa da sua marca Tao Tronics, monitores de bebês, dispositivos de carregamento e projetores. “Nossos diferenciais incluem design exclusivo, qualidade superior e tecnologia inovadora, atributos que os distinguem de produtos da concorrência”, contou Celia Shen, gerente de vendas da empresa, que considerou como positiva sua primeira participação, que visou ampliar a presença no mercado, fazer parcerias e exportar para o Brasil.
Uma das razões que fez a Sunvalley (HK) Technology Limited expor no evento foi o fato de ser de primeira linha e atrair importantes players do setor eletrônico e de tecnologia, disse Celia. “Esta plataforma nos proporcionou a oportunidade de conexão com um público mais amplo, de obter informações valiosas do mercado e de fortalecer a nossa presença na indústria. Reunimos informações significativas, que serão inestimáveis para nossas estratégias futuras.”
ZHEJIANG HUATAI ELECTRONICS CO., LTD.
Expôs uma lâmpada magnética nova e diferente, que integra as séries Júpiter e Lua, com um design único, de estilo. “O produto permite que as pessoas brilhem”, contou Huang Zhijian, da área de comércio exterior da empresa, que, na feira, visou estabelecer parcerias e atrair clientes internacionais.
O Brasil é a maior economia da América do Sul e tem um grande mercado consumidor”, disse o executivo da Zhejiang Huatai Electronics Co., Ltd. “Participar da feira ajuda a empresa a expandir seu mercado, aumenta a visibilidade e a influência da marca no cenário internacional. É uma plataforma para estabelecer contatos e cooperação com outras empresas, o que ajuda a expandir os canais.”
Fonte: Eletrolar News Magazine 162