LG: inteligência artificial na CES 2020
Na CES® 2020, Dr. I.P. Park, presidente e CTO (Chief Technology Officer) da LG Electronics (LG), apresentou uma estrutura para o futuro do desenvolvimento de inteligência artificial (IA), intitulada “Níveis de Experiência de IA: o Futuro da IA e da Experiência Humana”. A estrutura conceitual está alinhada com a marca LG ThinQ e sua visão de transformar a experiência cotidiana, conectando todos os aspectos da vida dos usuários com aparelhos inteligentes.
O Dr. Park dividiu o palco com Jean-François Gagné, cofundador e CEO da Element AI, empresa de Montreal com reconhecimento em implementações eficazes de IA. Juntos, eles explicaram como a estrutura foi desenvolvida e o papel transformador da indústria ao desenvolver novas tecnologias, detalhando os quatro níveis de experiência de IA – Eficiência, Personalização, Raciocínio e Exploração –, definidos por diferentes estágios de capacidade técnica e aplicação.
O primeiro nível, chamado Eficiência, é onde as funções específicas de dispositivos e sistemas podem ser automatizados por meio de comandos simples, algo que já possível atualmente com a maioria dos produtos com tecnologia de reconhecimento de voz e IA disponíveis no mercado. Neste nível, a inteligência artificial ajusta automaticamente a performance dos dispositivos considerando parâmetros sensoriais pré-estabelecidos, maximizando a eficiência nas interações com o usuário. “Um exemplo do primeiro nível de IA é o condicionador de ar LG ThinQ com sensor inteligente, que detecta a presença de pessoas no ambiente e faz os ajustes apropriados na temperatura e no fluxo de ar”, explica Dr. Park.
No nível seguinte, Personalização, “o foco é aprender padrões para otimizar e personalizar as funções dos dispositivos”, diz Gagné. Neste nível, dispositivos e serviços com IA são capazes de acumular dados de interações com o meio e os usuários, reconhecer padrões e usá-los para realizar tarefas com mais eficácia e simplificar as interações com o usuário. O Dr. Park descreveu como o moderno aspirador de pó robô R9 da LG será capaz de aprender com os próprios erros (por exemplo, ao ficar preso em vãos e cantos) e estabelecer padrões.
Raciocínio, o terceiro nível, prevê uma inteligência artificial que aplica aprendizagem de causa usando a inteligência coletiva de um sistema composto por diferentes dispositivos e serviços. Neste nível, a IA identifica a causa de certos padrões e comportamentos e usa essa informação para prever e promover resultados positivos para os usuários. “Aqui, podemos alavancar a diversidade de nosso portfólio de produtos, pois precisaremos de muitos aparelhos inteligentes conectados interagindo com o usuário e coletando informações para entendermos “o porquê” e estabelecermos a causalidade”, explica o Dr. Park.
Embora pareça algo de um futuro distante, o nível quatro, Exploração, é “o destino final da AI da LG”, disse o Dr. Park. Usando o conceito denominado Aprendizagem Experimental e baseado em método científico, os sistemas com IA poderão desenvolver novas capacidades ao criarem e testarem hipóteses para, assim, definir inferências que lhes permitirão aprender e melhorar, agregando mais valor à vida dos usuários.
“Como pioneiros no campo de IA, temos a responsabilidade de considerar a importância da Experiência Humana quando expandimos os limites da pesquisa e do desenvolvimento de IA”, complementou Gagné, da Element AI. “Junto com a LG Electronics, esperamos que este trabalho ajude a estabelecer padrões e princípios com base nos quais os profissionais de IA adotarão uma abordagem centrada no ser humano ao construírem o futuro.”
A experiência LG ThinQ Home começa com a Smart Door, que verifica a identidade dos visitantes usando reconhecimento facial e autenticação de veias antes de destrancar a porta. A tecnologia biométrica será usada também para dar acesso à unidade de armazenamento de alimentos frescos – um espaço seguro para a entrega de compras de supermercado. Além disso, quando o usuário está de saída, uma tela do lado de dentro da porta mostra várias informações úteis, como as condições climáticas e de trânsito. Quando configurada no modo saída, a Smart Door ainda envia uma mensagem para os eletrodomésticos LG ThinQ operarem com menor potência depois que todos os moradores saírem.
Já no espaço Connected Car Zone, a LG demonstra uma experiência in-car mais personalizada, que permite que motoristas e passageiros levem um pouquinho de casa para dentro do carro. A solução de carro conectado da LG é baseada na plataforma webOS Auto e foi desenvolvida em parceria com a Adient, empresa líder na fabricação de bancos automotivos. Dentro do veículo há displays OLED, onde os usuários podem continuar curtindo os programas de TV e filmes que começaram a ver em casa. O espaço Personal Sound Zone oferece uma experiência multimídia exclusiva para cada pessoa que está no carro, enquanto o Virtual Personal Assistant, ativado por voz, isola e reconhece comandos de voz mesmo em ambientes com conversas e música alta.
No espaço ThinQ Fit Collection Zone, os visitantes experimentaram roupas virtualmente, sem precisarem entrar em um provador. O LG ThinQ FitTM, uma evolução do conceito original de Smart Mirror da LG, usa câmeras 3D para medir corretamente o corpo do usuário e criar um avatar realista para provas virtuais de roupas. Por meio de big data, a tecnologia ainda pode oferecer sugestões de estilo e links para plataformas onde os usuários conseguem comprar as roupas diretamente.