Skip to content
  • Grupo Eletrolar
  • Eletrolar Show
  • Electronics Home México
  • Electronics Home Argentina
  • Interior Lifestyle
  • Latin American Housewares
  • Azul Play Montagem
  • Conveção Brazil Mobile
  • Eletrocar Show
  • Revista Eletrolar News
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com
  • Indústria
  • Economia
  • Tecnologia
  • Lançamentos
  • Varejo
  • Feiras e Eventos
  • Serviços
  • Artigos
  • Content in English
 LOGÍSTICA/TRANSPORTE Setor se reinventa para superar a crise
Destaque Serviços

LOGÍSTICA/TRANSPORTE Setor se reinventa para superar a crise

Por Dilnara Titara

As empresas de logística tiveram que se adaptar às medidas implementadas para a prevenção contra o novo coronavírus. Quando governos estaduais e municipais determinaram o fechamento de praticamente todas as atividades comerciais, os reflexos foram grandes e atingiram toda a cadeia produtiva, incluindo o setor de cargas e logística.

Marcelo Florio, diretor comercial do Grupo Protege.

Na adaptação aos novos protocolos, as empresas do setor precisaram se reinventar. “A nossa atividade foi considerada essencial e de utilidade pública por decreto presidencial. Por isso não paramos, mas revisitamos
os processos e adotamos novas medidas para nossos colaboradores”, conta Marcelo Florio, diretor comercial do Grupo Protege.

Nos últimos anos, a KM Cargo estava focada no transporte aéreo nacional, diz Kleber Pavan, diretor financeiro da empresa. “Então, um dos maiores impactos para nós foi o cancelamento de voos, afetando toda a malha aérea. Tivemos que nos reinventar com nossos caminhões blindados e aderir a todas as medidas sanitárias.”

Kleber Pavan, diretor financeiro,
e Mauro Pavan, diretor comercial, da KM Cargo

Perfil do transporte

A evolução do e-commerce colaborou para a atuação do setor de logística, apesar da redução dos volumes transportados em função da

Edson Carillo, vice-presidente de educação da Abralog

retração econômica. “Com o fechamento das lojas, os produtos chegaram diretamente aos domicílios dos consumidores impulsionados pelas vendas online”, comenta Edson Carillo, vice-presidente de educação da Associação Brasileira de Logística (Abralog).

“A pandemia fortaleceu as vendas online, principalmente de produtos
eletrônicos.”

Com a popularização da internet e muito pela necessidade, durante a pandemia, as compras online se fortaleceram e passaram a impactar diretamente os números do transporte de carga no País. A alavancagem das vendas online ampliou o mercado para o setor de logística.

O Mercado Envios, braço logístico do Mercado Livre, registrou crescimento muito grande no seu volume de operação do e-commerce na América Latina, relata o vice-presidente Leandro Bassoi. “Cresceu mais de 100% em pacotes enviados. As pessoas experimentaram a compra online, mudaram o hábito e passaram a adquirir produtos de forma diferente.”

Repensando os negócios

A dinâmica dos dias atuais gerou a necessidade de repensar os negócios. “Os varejistas, aos poucos, vêm buscando implantar centros de distribuição em estados estratégicos, visando diminuir o valor do frete e do prazo de entrega”, conta Mauro Pavan, diretor comercial da KM Cargo. Essas novas operações facilitam e agilizam a entrega dos produtos ao consumidor. Neste ano de 2020, o Mercado Envios anunciou a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil, informa o vice-presidente. “Um deles já está em operação, com o objetivo de duplicar a capacidade de armazenamento e de processamento de encomendas.”

O incremento das vendas online trouxe o desafio de entregas mais ágeis, fracionadas e geograficamente ampliadas. “O cliente quer, cada vez mais, agilidade, e isso gera para a cadeia logística a necessidade de se reinventar e se adaptar aos novos tempos”, destaca Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur.

Apoio da tecnologia

O modal viário é o mais utilizado no Brasil. “Apesar de o País possuir larga malha, ela está abaixo do adequado quando comparada a outras nações”, diz Sérgio. “Usualmente, a logística tem impacto de 5% a 10% sobre o valor das mercadorias. As questões sobre infraestrutura são particularmente mais relevantes quando a utilização está próxima do limite”, explica Edson.

“Foi registrado crescimento muito grande em nosso volume de operação do e-commerce na América Latina – mais de 100% em pacotes enviados.”

A intensificação do uso da tecnologia tem colaborado muito para superar o desafio logístico no País, destaca Sérgio. “Isso ocorre por meio de ferramentas que nos permitem, por exemplo, traçar trilhas internas e externas mais eficientes, seguras e sem custos desnecessários.”

“Estamos otimistas em relação ao mercado logístico para 2021.”

Sérgio Franca,
diretor da Prosegur

Os serviços digitais para organizar, divulgar e vender produtos mostram oportunidades à logística e ao transporte. “Devemos continuar a sentir o incremento da entrega em domicílio. A conveniência ganha espaço no varejo”, diz Edson. “A pandemia fortaleceu as vendas online, principalmente de eletrônicos”, conta Marcel. “Entendemos que ainda haverá enorme crescimento do e-commerce, segmento que virou realidade no País”, atesta Mauro. A tendência é o segmento se adaptar às necessidades atuais, afirma Sérgio. “Estamos otimistas em relação ao mercado logístico para 2021”, resume.

Fonte: Eletrolar News edição 139

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques
Destaque

Segmento de eletros deve fechar o ano com aumento de

26/06/25
Destaque

Eletrolar Show e Expomóvel desenvolvem parceria estratégica

26/06/25
Destaque

Páginas verdes – NEWS

25/06/25
Destaque

Eletrolar Show 2025 amplia sua conexão: de B2B para B2B2C

25/06/25
  • Artigos
  • Destaque
  • Economia
  • Eletrolar Show
  • Feiras e Eventos
  • Feiras internacionais
  • Indústria
  • Lançamentos
  • Serviços
  • Tecnologia
  • Varejo
Notícias relacionadas
Indústria Lançamentos

JBL lança caixa de som com microfones e entradas para instrumentos

30/06/25

JBL PartyBox Encore 2 substitui antecessora com maior autonomia de bateria e mais opções de conectividade A JBL apresentou em

Indústria Lançamentos

LG apresenta geladeiras pensadas para diferentes estilos de vida

30/06/25

Modelos Inverter, Duplex e Side by Side trazem tecnologias como DoorCooling+™, Craft Ice™ e UVnano™ A LG Electronics lançou modelos

O celula moto g86 vermelho, com borrifos de água em volta
Indústria Lançamentos Tecnologia

Motorola lança moto g86 prometendo excelente resistência e durabilidade

30/06/25

Dispositivo intermediário tem certificações IP68 e IP69, tela pOLED de 6,7 polegadas, e bateria de 5200 mAh. A Motorola anunciou

Portal Eletrolar.com Portal Eletrolar.com

Newsletter

Anuncie aqui

Fale Conosco

  • +55 11 3197-4949
  • Rua Luigi Galvani, 42 – 5º andar – São Paulo – SP – 04575-020
  • contato@grupoeletrolar.com.br
Contato
Política de Privacidade
Privacy Policy
Portal Eletrolar.com @ 2025. Todos direitos reservados.