SUFRAMA – SEGMENTO ELETROELETRÔNICO IMPULSIONA O PIM NO 1ºTRIMESTRE

Algacir Antonio Polsin, titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa

O Polo Industrial de Manaus (PIM) obteve faturamento de R$ 26,38 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que indica crescimento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A mão de obra do PIM também apresentou variação positiva, registrando, em março, o total de 91.702 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados, com crescimento de 5,86% em relação a março de 2019.

O setor de bens de informática do Polo Eletroeletrônico – com faturamento de R$ 5,98 bilhões e crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2019 – foi um dos segmentos que mais contribuíram para os números ascendentes do PIM no primeiro trimestre. Destaca-se, principalmente, o aumento na produção de itens representativos do segmento, como microcomputadores portáteis (125.917 unidades fabricadas e crescimento de 22,64%) e tablets (144.129 unidades produzidas e aumento de 3,39%).

A Suframa avalia que os indicadores do primeiro trimestre são positivos, sobretudo porque demonstram dados favoráveis de faturamento, produção e empregabilidade em um período em que já eram sentidos os primeiros impactos da pandemia da Covid-19.

É esperado que os meses subsequentes tragam indicadores mais discretos e desafiadores, mas ainda assim a comemoração do resultado do primeiro trimestre é válida, uma vez que foi mantida uma média acima de 90 mil empregos diretos gerados e observados ganhos de produção e faturamento em diversos segmentos estratégicos.

Fonte: Revista Eletrolar News edição 137

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários