TP-Link lança dois roteadores para potencializar a conexão do smartphone
TP-Link explica sobre o AX, ideais streaming em 8K, jogos online sem lag, casas Inteligentes
A TP-Link, lança dois novos dispositivos para atender as exigências do mercado nacional e especialmente voltados para quem investiu nos últimos anos em um smartphone. Os novos roteadores EX511 e o EX141 trazem múltiplas vantagens como eliminação de interferências, principalmente para quem mora em apartamentos, fácil instalação através do aplicativo e possibilidade de ampliação da cobertura através da tecnologia Easy Mesh.
Os dispositivos dão vantagens como maior velocidade em Wi-Fi, redução de atrasos, maior capacidade de dispositivos, recursos avançados de segurança, maior cobertura e o principal para quem comprou um novo celular após 2019: potencializa sua conexão e uso de todas as possibilidades oferecidas pelo celular.
Fabio Faria, Diretor de Marketing & Trade da TP -Link, ressalta que, quando falamos em tecnologia AX, é indicado que o plano de internet seja superior a 1Gbps. “Assim o usuário irá usufruir de tudo que a tecnologia dispõe”, destaca. Então vamos começar falando do roteador EX511, que possui a tecnologia Wi-Fi 6 AX3000. Ideal para streaming em 8K, jogos online sem lag, um termo que descreve atrasos ou lentidão na transmissão de dados, também é ideal para casas Inteligentes que contam com dezenas de dispositivos conectados e ainda estabilidade de videochamadas, seja para o trabalho home office ou estudos EAD.
Em ambientes com muitos roteadores e dispositivos Wi-Fi, como locais públicos, escritórios lotados ou apartamentos, as redes Wi-Fi podem sofrer interferências, resultando em congestionamento e reduzir o desempenho do equipamento. Através da tecnologia BSS Color o sinal emitido e recebido é separado. “Dê uma forma simplificada, é como se o roteador ‘pintasse’ o sinal Wi-Fi com uma cor própria, permitindo separar cada sinal”, exemplifica.
Outra vantagem bacana inserida no EX511 é que ele também funciona como EasyMesh. Assim, dois ou mais roteadores podem se comunicar entre si e criar uma única rede. Mas vamos explicar melhor: essa tecnologia otimiza o sinal Wi-Fi ao conectar o dispositivo no roteador mais próximo ou ainda direcionar o sinal Wi-Fi para áreas com maior demanda. E tudo de forma automática e imperceptível para o usuário.
“Sabe quando você está em uma chamada e vai para o segundo andar e a ligação cai? Com esse sistema você é direcionado para um segundo roteador automaticamente e o melhor, sem falha”, explica Fábio ressaltando que os repetidores de sinal fazem algo semelhante, mas criam uma segunda rede ao estender a área.
E se na família tem um fã de jogos on-line, este dispositivo também será ideal. Isso porque através das conexões cabeadas, a velocidade ganha um plus. Essa entrada permite a conexão de dispositivos usando a tecnologia Gigabit Ethernet, que é capaz de transmitir dados sem perda de sinal, ideal também para Smart TVs, notebooks, vídeo games e outros dispositivos que também tenham uma porta ethernet.
A criptografia WPA3, é a terceira geração do protocolo de segurança. Mesmo que um pacote de dados contendo informações sensíveis seja interceptado, o hacker pode fazer somente uma tentativa para adivinhar a senha. Ao falhar, não é possível tentar novamente. Ou seja, o WPA3 é uma segurança incrível contra ataques de força bruta, onde um bot, um dispositivo automático, faz milhares e milhares de tentativas para adivinhar sua senha para roubar seus dados. Sendo impossível em apenas uma chance.
Outro importante lançamento da TP-Link é o EX141. Este modelo usa tecnologia Wi-Fi 6 AX1500, ou seja, é mais adequado para ambientes menores com menos dispositivos conectados ou para situações em que as demandas de largura de banda não são tão intensas. Mas ressaltamos que também está adequado para usuários finais que possuem smartphones fabricados depois de 2019 e que também querem modernizar o Wi-Fi.
Outra vantagem é que também possui o sistema BSS Color, que como explicamos acima, pode automaticamente tomar decisões mais informadas sobre qual rede escolher para se conectar ou qual canal usar para transmissões, minimizando a interferência. E destaque para as quatro antenas.
O equipamento também é Easy Mesh. À medida que você se move mais longe do roteador, o sinal pode ficar mais fraco. Com o EasyMesh, é possível adicionar dispositivos extras de pontos de acesso em lugares onde o sinal é fraco. Esses pontos de acesso trabalham juntos para criar uma rede Wi-Fi forte e estável em toda a sua casa”, completa.
Assim como EX511 o dispositivo EX141 também tem a opção de conexões cabeadas, “A conexão por cabo é mais rápida do que o Wi-Fi, pois não há perda de sinal durante a transmissão”, explica. Ele também conta com beamforming, uma técnica avançada que permite aos roteadores e dispositivos sem fio melhorar a qualidade e o alcance das conexões Wi-Fi, direcionando intencionalmente os sinais em direção aos dispositivos conectados. Em vez de transmitir o sinal Wi-Fi em todas as direções, o beamforming concentra o sinal na direção dos dispositivos, o que resulta em uma comunicação mais estável e eficiente. E os dados seguros através da criptografia WPA3.
Os roteadores TP-Link têm instalação e configuração rápida, e através do aplicativo Aginet é possível configurar e gerenciar a rede Wi-Fi usando um smartphone ou tablet.
Qual comprar?
O AX3000 refere-se a uma taxa de transferência máxima combinada de até 3000 Mbps. Isso é dividido entre as duas bandas para fornecer um desempenho mais rápido e mais robusto. O AX3000 é mais capaz de lidar com atividades intensivas em largura de banda, como streaming em 4K, jogos online e transferências de arquivos grandes.
Wi-Fi 6 AX1500: O AX1500 se refere a uma taxa de transferência máxima combinada de até 1500 Mbps. Embora seja mais lento em comparação com o AX3000, ainda oferece velocidades mais rápidas do que as gerações anteriores de Wi-Fi. É adequado para tarefas cotidianas, mas também para streaming em HD.
Fonte: TP-Link