Um mundo melhor com a IA

Presente na maior parte dos produtos apresentados na CES 2020, a inteligência artificial passa a ser analisada como uma tecnologia mais humanizada, que pode contribuir para uma vida plena de seu usuário.

Criada em 1967, a International Consumer Electronics Show (CES) mostrou em sua 53ª edição, realizada em janeiro deste ano, em Las Vegas, Estados Unidos, que a inteligência artificial não só está cada vez mais presente nos diferentes dispositivos domésticos como tornou-se objeto de estudo de especialistas. O desafio, agora, é torná-la cada vez mais humanizada e companheira dos usuários, colaborando em todas as áreas, das tarefas domésticas ao entretenimento.

A CES 2020 gerou entusiasmo entre as empresas. “A TCL está empolgada por participar do mais grandioso evento de tecnologia para compartilhar suas novidades em mini-LED junto com sua visão para o setor na era da IA e da IoT”, disse o CEO, Keving Wang. Entre os produtos que apresentou na feira, destaque para a linha 2020 de televisores QLED premium: X Series e Cityline.

TV QLED 8K

Sua TV QLED 8K X915, o lançamento mais completo da série X, foi premiada pelo International Data Group, na CES. Com tecnologia Quantum Dot Display, DolbyVision e Dolby Atmos, é apresentada com 75” e 65”. Também é certificada pela IMAX Enhanced® por proporcionar a melhor experiência em entretenimento dentro de casa, oferecendo ao consumidor um novo nível de visão, som e escala.

Na CES, a TCL divulgou, pela primeira vez, a Vidrian™ Mini-LED technology, que cria novo padrão de qualidade de imagem na TV, com dezenas de milhares de mini-LEDs individuais alimentando os modelos mais premium da marca. Essa tecnologia eleva o desempenho da imagem da TV LCD para níveis incomparáveis de contraste nítido e permite ao consumidor desfrutar uma experiência imersiva em qualquer condição de iluminação interna.

IA na lavanderia

Uma estrutura para o futuro do desenvolvimento da inteligência artificial alinhada com a marca LG ThinQ foi apresentada na CES 2020 por I.P. Park, presidente e chief technology officer da LG Electronics. São quatro os níveis de experiência de IA: eficiência, personalização, raciocínio e exploração. No nível personalização, o executivo contou que o moderno aspirador de pó robô R9 da marca será capaz de aprender com os próprios erros (por exemplo, ao ficar preso em vãos e cantos) e estabelecer padrões.

Lavadora de roupas LG THINQ®

Um dos destaques da marca foi a lavadora de roupas LG THINQ®, vencedora de um CES 2020 Innovation Award. Com abertura frontal e motor Artificial Intelligent Direct Drive™ (AI DD™), detecta o volume e o peso de cada carga de roupas com sensores que identificam os tecidos. Também adiciona automaticamente a quantidade certa de sabão líquido e amaciante para cada tamanho de carga, no momento certo do ciclo de lavagem.

Apresentou, também, 14 novos modelos OLED. Três novas TVs 4K Ultra HD da série GX Gallery, inspirada em obras de arte, modelos Real 8K de 88” e 77”, e um OLED de 48”, tamanho de tela inédito. No centro das mais recentes TVs 8K e 4K OLED e NanoCell da LG, estão tecnologias avançadas, como o processador que utiliza também algoritmos de deep learning e IA para melhorar a qualidade de imagem.

Era da experiência

Com o nome de “era da experiência”, a Samsung anunciou uma década de inovação centrada no ser humano, combinando hardware e software. “Na era da experiência, precisamos repensar o espaço que temos para acomodar nosso estilo de vida diversificado e em evolução”, disse H.S. Kim, presidente e CEO da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung Electronics.

Robô Ballie

A empresa visa ao atendimento personalizado, melhorando a saúde e o bem-estar dos consumidores. O Ballie, seu pequeno robô rolante apresentado na feira, é um companheiro que reage às necessidades de seu dono. Seus recursos de inteligência artificial permitem que ajude ativamente na casa e seja, também, um assistente de condicionamento físico.

Na CES 2020, a Samsung apresentou sua nova linha de TVs com resolução de imagem 8K, com aparelhos que têm assistente de voz e bordas finas, o que permite o aproveitamento praticamente total da área frontal pelo display. Apresentou, ainda, a sua nova linha de monitores gamers curvos Odyssey. Os modelos de monitores gamers – o G9, com 49”, e o G7, disponível em 32” e 27” – foram totalmente reprojetados. Ambos são os primeiros com curvaturas 1000R de alto desempenho e têm qualidade de imagem QLED.

Novas versões

Além de novas versões dos ZenBooks e Vivo Books, a ASUS lançou na CES 2020 a linha ROG Zephyrus. O notebook gamer Zephyrus G14, um dos mais potentes do mundo, tem 14” e traz a inovadora tela AniMe Matrix. Possui processadores AMD Ryzen Mobile de quarta geração. Compacto e portátil, tem 17,9 mm de espessura, pesa 1,6 kg e tem bateria com mais de 10 horas de duração.

Zephyrus G15

Outro produto da linha é o Zephyrus G15, com 19 mm de espessura e peso de 2,1 kg. Possui Wi-Fi super-rápido e CPU de oito núcleos e 16 threads. Outro destaque da marca foi o ASUS ZenBook Duo 2020, em nova versão, com tela de 14”, sensível ao toque, e a Screen Pad Plus, uma tela auxiliar de 12,6”, também sensível ao toque. Os novos VivoBooks da marca têm processadores Intel de décima geração. São equipados com Wi-Fi e apresentam delas de 13”, 14” e 15”.

Monitores Predator

A Acer mostrou três novos monitores Predator e expandiu sua linha de PCs ConceptD para profissionais de criação com os novos notebooks conversíveis com Windows 10 e uma nova estação de trabalho. O ConceptD 7 série Ezel vem com a dobradiça Ezel da Acer, que possibilita cinco modos. Apresentou, também, os novos Spin 5 e Spin 3, com design mais fino, processadores Intel Core de 10ª geração e Windows 10 Home. Os produtos vêm com uma caneta Acer Active Stylus de carga rápida.

Fones de ouvido

A JBL apresentou a sua primeira linha de fones de ouvido e caixas de som para PC na CES 2020. Os produtos foram projetados para gamers com o JBL QuantumSOUND Signature™. A linha Quantum da marca oferece qualidade de áudio imersiva por meio de sete modelos de fone de ouvido, com fio e sem fio. O carro-chefe é o Quantum ONE, construído exclusivamente com a tecnologia de som JBL QuantumSPHERE 360™, recurso que usa algoritmos proprietários e sensores de rastreamento de cabeça integrados para que os jogadores competitivos possam ouvir inimigos e movimentos ao seu redor.

Fonte: Redação Eletrolar News

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários