A importância da logística reversa para a economia circular

ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

Mara Ballam,
gerente executiva

A economia circular se caracteriza pela reintrodução dos materiais recuperados no processo de reciclagem. Com o crescimento da população mundial e a conscientização da sociedade sobre a adesão a novas políticas sustentáveis para garantir o desenvolvimento econômico, conceitos inspiradores e regras práticas estão sendo adotados para promover o equilíbrio entre consumo de recursos e a reabsorção de materiais na cadeia produtiva.

Para isso, cada setor precisa fazer a sua parte para a economia circular com ações na gestão de resíduos, que vão desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até a otimização de recursos, componentes e materiais com o processo de reciclagem.

O Brasil deu um grande passo em fevereiro de 2020, ao sancionar o Decreto Federal 10.240/2020, que prevê para este ano a implementação em todo o País de políticas de logística reversa de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Todo o setor está fazendo projetos para que as metas, mesmo ambiciosas, sejam cumpridas, a fim de que os produtos descartados tenham destino ambientalmente correto.

O Brasil deu um grande passo em fevereiro de 2020, ao sancionar o Decreto Federal 10.240/2020

A ABREE representa a gestão do sistema de logística reversa do setor, atuando em todas as linhas de produtos. Vemos nossos associados muito engajados para a criação de um ecossistema de logística reversa sustentável no Brasil, e isso será mais um passo rumo a uma economia circular.

Eletrolar News Magazine 142
eletrolar.com

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários