ABREE – Logística Reversa de eletroeletrônicos: avanços e expectativas para 2020

Vanderlei Niehues, diretor-presidente da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – ABREE

O sistema de logística reversa de eletroeletrônicos é um grande desafio e 2019 foi bem positivo para a ABREE que, desde o início da operação, voltou todas as suas atenções à construção desse ecossistema. Entre os marcos do ano estão o reforço das suas operações de logística reversa no estado de São Paulo e a conquista de novos associados para essa jornada, como Daikin, Colormaq, Tramontina, SEMP TCL, GA.MA Italy e WAP.

Esses avanços são motivo de muito orgulho, pois a ABREE alcançou grande representatividade no mercado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, além de atuar com produtos de todos os portes, o que é muito crucial para a implementação da logística reversa no pós-consumo.

“A expectativa para 2020 é muito próspera e todos os esforços da ABREE continuam voltados à implementação sustentável.”

E não só para a ABREE o ano de 2019 foi decisivo, mas sim para o setor como um todo, já que foi quando se iniciaram as tratativas com o novo governo, o que acarretou na assinatura do decreto para a implantação do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos em todo o país

A expectativa para 2020 é muito próspera e todos os esforços da ABREE continuam voltados à implementação sustentável. E, para que isso aconteça, é essencial a participação de todos os integrantes da cadeia:  consumidor final, varejo, fabricantes, importadoras, recicladoras e órgão governamentais, entre outros.

Ainda há muitos desafios para a implementação, tendo em vista o tamanho do País, suas dimensões territoriais e diferenças regionais, porém grandes passos estão sendo dados.  O sucesso de cada etapa depende, é claro, da colaboração ao sistema por parte de todos os entes da cadeia, que começa com os consumidores. Então, entre as prioridades do ano, estão a expansão dos pontos de recebimento para outros estados, como previsto no Decreto, e trabalhar para a conscientização dos consumidores.

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários