Amazon entra na corrida por menor tempo de entrega

Empresa fará entregas em um dia para clientes Prime e estará disponível em 50 cidades do centro expandido de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A partir desta quarta-feira (04.08), a Amazon passará a realizar entregas gratuitas em um dia para os assinantes Prime da plataforma, cuja assinatura custa R$ 9,90 por mês. As localidades contempladas são as 50 cidades do centro expandido de São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

Segundo Mariana Roth, gerente do Prime no Brasil, a redução do tempo de entrega foi possível pelo crescimento da malha logística da companhia no país. “Estamos abrindo armazéns desde o fim do ano passado e inauguramos um centro de distribuição neste ano só para os produtos dos nossos parceiros. Essa expansão, então, é coroada com a entrega grátis”, diz.

A iniciativa da Amazon só aumenta a competitividade no varejo. O Mercado Livre também tem a opção de entrega em um dia. A malha logística do Mercado Livre atualmente é composta por carros elétricos, carretas, vans e aviões.Segundo a companhia, 90% das entregas ocorrem em até dois dias e 75% no dia seguinte, com a modalidade Fullfilment, presente em 1.800 cidades brasileiras.

Para ser ainda mais rápido na entrega, o Magazine Luiza decidiu investir nas aquisições. Entre as compras mais famosas estão a Netshoes, a AiQFome e a Logbee. Esta última é a chave do Magalu para chegar rapidamente à casa do cliente. A empresa usa suas 1.200 lojas como centros de distribuição e, assim, só se preocupa com a chamada “última milha”, um trajeto curto do centro de distribuição até o destino  final.

A Americanas, a segunda varejista com maior número de centros de distribuição, tem 22 galpões distribuídos por 12 estados brasileiros. Assim como já faz o Mercado Livre, a empresa  recebe produtos de terceiros para entregar a partir de seus centros de distribuição.

Além desses centros, a varejista pode contar com 1.707 lojas físicas e mais de 2.000 lojas de parceiros. A empresa ainda tem entregadores conectados à plataforma Ame Flash, que possibilita a entrega em até duas horas e já atende cerca de 750 cidades brasileiras.

Por sua vez, a Via. dona do Ponto, Casas Bahia e Extra.com, segue o modelo do Magazine Luiza na hora de fazer suas entregas, usando suas lojas como mini centros de distribuição. Menos das 1,1 mil lojas são usadas para a logística do e-commerce.

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários