Dia dos Pais – Interativos e conectados

Novas tecnologias garantem bons resultados aos aparelhos de som automotivo, cujas vendas cresceram nos três primeiros meses deste ano.

Caio Dias/Multilaser e Alexandre Jordão/Pósitron.

Os equipamentos de som automotivo vêm se sofisticando, tecnologicamente, para dar ao usuário opções que o ajudem a resolver questões pessoais e de trabalho no trânsito e a dirigir com toda a segurança. “O desafio desse mercado está em tornar os dispositivos mais práticos, interativos e, principalmente, conectados. Toda a evolução é orientada pela conectividade e experiência dos usuários a bordo”, diz Caio Dias, gerente de produtos da Multilaser. Assim, aparelhos com funções de espelhamento de tela, Bluetooth, televisão digital e conectividade Android Auto e Car Play são muito buscados pelos usuários.

As tecnologias evoluíram o conceito de conforto e adotaram um caráter funcional, acrescenta Alexandre Jordão, gerente de vendas da Pósitron. “Estamos vivenciando uma realidade de avanços tecnológicos, e os carros são precursores nesse contexto. Muito mais que oferecer conforto ao motorista, a indústria automotiva busca desenvolver soluções que agreguem funcionalidade e segurança. As vendas desses acessórios cresceram nos últimos três anos, comprovando que o aftermarket tem acertado no desenvolvimento de produtos que se conectam com os outros dispositivos.”

Estudos da empresa de pesquisas GfK demonstram que o mercado de som +DVD automotivo cresceu no período de janeiro a março deste ano na comparação com o mesmo período de 2018. Em unidades vendidas, a alta foi de 2,4%, em valor, de 13,4% e em preço, 10,7%. O Dia dos Pais tem uma sazonalidade pontual muito importante para toda a categoria, o que inclui produtos principais e acessórios.

Produtos

Central Multimídia Evolve X P3331, da Multilaser. Preço sugerido em 06/05/2019: R$ 1.259,90.

 

São três os públicos dos aparelhos de som automotivo, define o gerente de produtos da Multilaser. “Os heavy users, que buscam desempenho e soluções mais completas até a customização de áudio; os moderados, aqueles que já têm ideia do que querem e apreciam soluções com ótima relação custo-benefício; e os light users, que procuram o produto por funções específicas e compram desde que resolva o problema deles e tenha bom preço. O aparelho não substitui outros gadgets, mas complementa os atuais.”

Por isso, a marca oferece uma linha completa, desde um rádio simples MP3 player até centrais multimídia que têm compatibilidade com Android Auto e Car Play. Na linha de entrada, apresenta o autorrádio Pop MP3 P3335, com relógio e conexões USB, Micro SD Card/AUX IN. Entre os aparelhos mais avançados está a Central Multimídia Evolve X P3331, com tela de 6,7” touch screen capacitivo, função Bluetooth, espelhamento de tela para comandar o smartphone Android ou iOS, entrada para CD e DVD, entrada USB com função Charger para recarregar o celular e entrada SD.

 

Central Multimídia top de linha SP8730 DTV. Preço sugerido em 06/05/2019: R$ 929,00.

 

A Pósitron tem modelos com design e qualidade, dos básicos aos com TV digital e espelhamento de smartphones. O MP3 player SP2240 BT possui conexão Bluetooth e Hands Free com função viva-voz, que proporciona maior segurança durante as chamadas telefônicas. Conta com Áudio Streaming, que permite a reprodução de músicas armazenadas em dispositivos móveis sem a necessidade de fios.

O aparelho topo da linha SP8730 DTV, a Central Multimídia, tem tela LCD de 6,2” touch screen de alta resolução, sintonizador de TV digital, função Mirror Connect com espelhamento da tela do smartphone, permitindo acesso ao conteúdo do aparelho como aplicativos de música, e GPS compatível com Android. Possui entrada USB frontal, função blackout, entrada auxiliar traseira RCA e entrada para a câmera de ré. “Toda a linha de som da Pósitron conta com dois anos de garantia”, afirma o gerente de vendas.

 

Mercado

Devido à grande frota circulante no País e à venda de veículos que aumentou em 2018 e se mantém nessa condição, Alexandre acredita que a tendência é o mercado de som automotivo crescer também. “A demanda advém de todos os mercados, ou seja, vendas no varejo, vendas diretas (locadoras, por exemplo) e mercado de seminovos.” Há dez anos no segmento, a Multilaser considera o mercado bastante desafiador. “Colherão os frutos aqueles que permanecerem ofertando produtos e trazendo novas tecnologias”, afirma Caio.

Levando em conta a sazonalidade pontual do Dia dos Pais, as empresas aproveitam a data para estimular as vendas automotivas em todas as suas subcategorias, como a de acessórios. Tradicionalmente, a expectativa de vendas é alta.

Em canais, as vendas são similares. “Elas se equilibram entre o varejo físico e o online”, conta o executivo da Pósitron. “Muitos varejos físicos, por mudança de estratégias, optam por oferecer apenas os produtos de entrada”, lembra Caio, da Multilaser. Nesse caso, consumidores que querem maior interação a bordo muitas vezes encontram as melhores opções no mercado online.

 

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 130

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários