Inovação e tecnologia nas feiras de Hong Kong
Itens com tecnologia inteligente, como braço de robô cirúrgico e dispositivos de realidade virtual, foram alguns dos destaques.
Produtos inovadores de várias categorias, como eletroeletrônicos, fitness, bem-estar, eletroportáteis e equipamentos de uso médico, chamaram a atenção dos 67 mil compradores de 141 países que visitaram a 39ª edição de outono da Hong Kong Electronics Fair (HKTDC), promovida pelo Conselho Comercial de Hong Kong, e a 23ª electronicAsia, feita em conjunto com a MM Asia Pte Ltd. Realizadas no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong, em outubro último, ambas reuniram 4.300 expositores de 24 países.
Desses itens, os destaques ficaram com o braço de robô cirúrgico, o robô de codificação mecânico 5 em 1, as luzes interativas ROXs Pro 6, o espelho de fitness inteligente, o massageador de tração da coluna, o massageador rápido para alívio da dor, o termômetro inteligente para carne, sem fio, a máquina de café portátil inteligente e a fechadura de treliça Lockly Secure Lux, acessada por meios como impressão digital e telefone habilitado para Bluetooth.
Apesar do atrito comercial entre Estados Unidos e China e da agitação social em Hong Kong, as feiras transcorreram normalmente. “Continuaremos fortalecendo os serviços do HKTDC para o intercâmbio de negócios e organizando missões de compra para criar mais oportunidades aos expositores e compradores através da plataforma de Hong Kong”, disse o diretor-executivo, Benjamin Chau. Este ano, as duas feiras registraram aumento no atendimento a compradores de mercados como Macau, Holanda, Romênia, Rússia e Turquia.
Pesquisa
Durante o período da feira, o HKTDC encomendou uma pesquisa independente, que ouviu 1.055 pessoas, entre expositores e compradores. O resultado apontou que a maioria tem uma posição conservadora sobre as perspectivas da indústria de eletrônicos para o próximo ano: 55% esperam vendas estáveis, 25% apostam em crescimento e 17% acreditam em diminuição.
Os dispositivos de realidade aumentada (AR) e virtual (VR) têm grande potencial de vendas, conforme a pesquisa: 75% dos entrevistados têm visão positiva em relação a ambos nos próximos dois anos. Os acessórios eletrônicos foram avaliados como mais promissores em vendas, na comparação com o ano passado, por 18% dos entrevistados, seguidos pela categoria de audiovisual (16%) e por computadores e periféricos (12%).
Na feira também foi realizado um simpósio de inovação e tecnologia, no qual especialistas abordaram os desenvolvimentos e as aplicações mais recentes, industriais e comerciais, da 5G. A rede de Hong Kong está programada para ser lançada na edição de outono de 2020 da HKTDC. Outro espaço foi reservado às startups de vários países.