FECOMERCIOSP – Eletroeletrônicos sinalizam crescimento do varejo

Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP.

No fim de 2013, nossas pesquisas conjunturais mostraram que o País estava prestes a passar por uma crise histórica – e o resultado negativo do setor de eletroeletrônicos foi um dos primeiros a sinalizar o que estaria por vir. Desta vez, a situação é inversa.

Nossa mais recente Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) revelou que, até outubro de 2019, o faturamento do segmento no Estado de São Paulo atingiu mais de R$ 44 bilhões, quase 5% de crescimento em relação a 2018. O emprego formal também voltou a crescer, e o setor de eletrônicos gerou em torno de 28 mil vagas com carteira assinada no Brasil entre 2017 e 2019.

As previsões, felizmente, continuam otimistas. O governo vem colaborando para o estímulo ao consumo, seja por meio do Banco Central – que definiu a menor taxa de juros da história –, seja pela liberação anual dos recursos de FGTS, PIS e Pasep até R$ 1 mil.

Para 2020, a expectativa é de crescimento ainda maior (na casa dos 6%), graças à melhora do mercado de trabalho, à maior disponibilidade do crédito e à queda nos preços dos produtos eletrônicos, como apontou o IPCA para esses bens em 2019 (-1,05%).

Juntos, esses fatores beneficiam a retomada do crédito e as condições para que as famílias renegociem débitos em atraso, além de dar o fôlego necessário para voltar a consumir sem comprometer a saúde do orçamento.

Fator que vem agregar ao cenário favorável para o setor de eletroeletrônicos é o Cadastro Positivo, já que o mercado de crédito exerce forte influência sobre as vendas desse segmento. O acesso de lojistas e dos bancos ao score do consumidor trará ainda mais facilidades nas formas de pagamento.

O gráfico ascendente do varejo reforça nossa confiança no crescimento econômico, na melhoria do ambiente de negócios e na maior geração de emprego e renda à população.

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários