Um novo ano de mudanças positivas para a economia

José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros

As expectativas do setor eletroeletrônico para o quarto trimestre de 2019 são de crescimento da produção e das vendas ao consumidor. A procura do consumidor por alguns produtos tende a manter um avanço consistente, e eventos como a Black Friday e o Natal fazem com que o varejo se prepare adequadamente, recompondo seus estoques tanto nas lojas físicas como no comércio eletrônico.

Se este cenário otimista se confirmar, deveremos iniciar 2020 com ânimo e fôlego extras para vivenciarmos, enfim, a retomada do crescimento da nossa economia. Mas isso somente será possível caso se concretize a força propulsora do consumo, que dinamiza a economia, proporcionando aumento da produção, empregos, investimentos e mais renda para a população.

O ambiente econômico e de negócios, apesar da volatilidade do dólar, apresenta sinais de melhora, com a aprovação da Reforma da Previdência, as reformas administrativa e tributária em fase de amadurecimento das discussões no Legislativo, a diminuição do déficit fiscal, a melhoria da confiança dos investidores (mesmo que lentamente), o controle da inflação e a redução constante dos juros.

Devemos considerar, ainda, que temos uma forte demanda reprimida, motivada pelo fraco desempenho da economia nos últimos cinco anos, o que afetou severamente a renda e o bem-estar da nossa população. Com as perspectivas de melhora se aproximando, é natural que a indústria almeje que 2020 seja o ano da oportunidade de satisfazer o desejo do consumidor de adquirir novos produtos.

Até porque, em um momento no qual uma revolução tecnológica e digital vem modificando as relações de consumo, a indústria não poderia agir diferente ao investir em inovação, ampliando as funções dos aparelhos audiovisuais, eletroportáteis e até mesmo nos produtos da chamada linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e fogões.

A indústria brasileira eletroeletrônica está preparada e acreditando que 2020 será um ano de mudanças positivas para a nossa economia!

Por fim, enquanto aguardamos a confirmação dessas boas notícias, em nome da indústria de eletroeletrônicos gostaria de desejar a todos um excelente período de festas e um 2020 com muita paz, saúde e prosperidade.

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 134

Compartilhe (Share)

Faça um comentário

ver todos comentários